Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Irã promete 'reação esmagadora' se EUA renovarem embargo de armas

Placeholder - loading - Presidente do Irã, Hassan Rouhani 26/09/2019 REUTERS/Brendan Mcdermid
Presidente do Irã, Hassan Rouhani 26/09/2019 REUTERS/Brendan Mcdermid

Publicada em  

Atualizada em  

DUBAI (Reuters) - O presidente do Irã, Hassan Rouhani, ameaçou nesta quarta-feira tomar uma 'reação esmagadora' se os Estados Unidos forem adiante com os planos de prorrogar um embargo ao comércio iraniano de armas convencionais que a Organização das Nações Unidas (ONU) deve revogar ainda neste ano.

Conforme o acordo acertado pelo Irã com potências mundiais para aceitar limites ao seu programa nuclear em troca da suspensão de sanções, o embargo de armas da ONU deve terminar em outubro. Os EUA, que se retiraram do acordo em 2018, dizem que querem renovar o embargo.

Em um discurso feito nesta quarta-feira, Rouhani repetiu uma crítica antiga de seu país à decisão dos EUA de abandonar o pacto, a qual ele classificou como um 'erro idiota'.

'Se a América quiser voltar ao acordo, deveria suspender todas as sanções a Teerã e compensar a readoção de sanções', disse Rouhani, um pragmático cuja retórica em relação aos EUA é frequentemente mais moderada do que aquela de algumas autoridades religiosas. 'O Irã terá uma reação esmagadora se o embargo de armas a Teerã for prorrogado'.

O Irã vem reduzindo gradualmente seus compromissos com o acordo em reação à decisão norte-americana de abandoná-lo, mas diz que quer manter o pacto em vigor. O regime critica os signatários europeus do acordo por não o salvarem blindando sua economia das sanções dos EUA.

'As etapas nucleares do Irã são reversíveis se as outras partes do acordo cumprirem suas obrigações e preservarem os interesses de Teerã conforme o pacto', disse Rouhani.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. ira promete reacao esmagadora …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.