Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Irã retira agentes da Síria após ataques israelenses, dizem fontes

Placeholder - loading - Fumaça em Damasco após ataque israelense  20/1/2024  Sham FM via REUTERS
Fumaça em Damasco após ataque israelense 20/1/2024 Sham FM via REUTERS

Publicada em  

(Reuters) - A Guarda Revolucionária do Irã reduziu o destacamento de seus oficiais superiores na Síria devido a uma série de ataques mortais israelenses e contarão mais com a milícia xiita aliada para preservar seu domínio no local, disseram cinco fontes familiarizadas com o assunto.

A Guarda tem sofrido um de seus períodos mais violentos na Síria desde que chegou há uma década para ajudar o presidente Bashar al-Assad na guerra síria. Desde dezembro, os ataques israelenses mataram mais de meia dúzia de seus membros, entre eles um dos principais generais da inteligência da Guarda.

Como a linha dura de Teerã exige retaliação, a decisão do Irã de retirar oficiais superiores é motivada, em parte, por sua aversão a ser sugado diretamente para um conflito que está borbulhando no Oriente Médio, disseram três das fontes à Reuters.

Embora as fontes tenham dito que o Irã não tem intenção de deixar a Síria - uma parte importante da esfera de influência de Teerã - a reformulação ressalta como as consequências da guerra desencadeada pelo ataque do grupo militante palestino Hamas a Israel em 7 de outubro estão se desdobrando na região.

O Irã, apoiador do Hamas, tem procurado ficar fora do conflito, mesmo apoiando grupos que entraram na briga no Líbano, Iêmen, Iraque e Síria - o chamado 'Eixo de Resistência', que é hostil aos interesses de Israel e dos EUA.

Uma das fontes - uma autoridade sênior de segurança regional informada por Teerã - disse que comandantes iranianos de alto escalão deixaram a Síria junto com dezenas de oficiais de médio escalão, descrevendo isso como uma redução da presença.

A fonte não revelou quantos iranianos deixaram o país e a Reuters não conseguiu determinar isso de forma independente.

A agência de notícias não conseguiu entrar em contato com a Guarda para comentar e o Ministério da Informação da Síria não respondeu às perguntas enviadas por email para esta matéria.

O Irã enviou milhares de combatentes para a Síria durante a guerra síria. Embora tenham sido incluídos membros da Guarda, servindo oficialmente como conselheiros, a maior parte era composta por milicianos xiitas de toda a região.

Três das fontes disseram que a Guarda gerenciaria as operações sírias remotamente, com a ajuda do aliado Hezbollah. O grupo libanês não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

Outra fonte, uma autoridade regional próxima ao Irã, afirmou que aqueles que ainda estão na Síria deixaram seus escritórios e ficaram fora de vista. 'Os iranianos não abandonarão a Síria, mas eles reduziram ao máximo sua presença e seus movimentos.'

As fontes disseram que as mudanças até agora não tiveram impacto nas operações. A redução de tamanho vai 'ajudar Teerã a evitar ser arrastado para a guerra entre Israel e Gaza', disse uma das fontes, um iraniano.

Desde o início da guerra de Gaza, Israel intensificou uma campanha de anos de ataques aéreos com o objetivo de reverter a presença do Irã na Síria, atacando tanto a Guarda quanto o Hezbollah - que, por sua vez, vem trocando disparos com Israel através da fronteira libanesa-israelense desde 8 de outubro.

Israel raramente comenta sobre seus ataques na Síria e não declarou responsabilidade pelos recentes ataques no país. Em resposta às perguntas da Reuters, os militares israelenses disseram que não comentam reportagens da mídia estrangeira.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. ira retira agentes da siria …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.