alexametrics
Capa do Álbum: Antena 1
ANTENA 1A RÁDIO ONLINE MAIS OUVIDA DO BRASIL

    Irã solta casal australiano preso por 3 meses acusados de espionagem

    Placeholder - loading - news single img
    Ministra das Relações Exteriores da Austrália, Marise Payne 10/01/2019 REUTERS/Athit Perawongmetha

    2508

    Publicada em  

    Por Lidia Kelly e Babak Dehghanpisheh

    MELBOURNE/GENEVA (Reuters) - Um casal australiano que passou mais de três meses em uma prisão em Teerã foi libertado, disse o ministro das Relações Exteriores da Austrália neste sábado, e uma agência de notícias iraniana informou mais tarde que um estudante iraniano foi libertado da detenção na Austrália.

    A ministra das Relações Exteriores Marise Payne disse que o casal, o australiano Mark Firkin e o britânico-australiano Jolie King, que moram em Perth, retornaram à Austrália e todas as acusações contra eles foram retiradas após semanas de 'negociações muito sensíveis' com o Irã.

    A mídia global disse que foram detidos por acusações de pilotar um drone sem permissão.

    O casal disse em comunicado divulgado pelo ministério das Relações Exteriores que estava 'extremamente feliz e aliviado por voltar em segurança' para casa.

    'Embora os últimos meses tenham sido muito difíceis, sabemos que também foi difícil para aqueles que estavam preocupados conosco', disseram eles.

    A prisão ocorreu em meio a um impasse entre as potências ocidentais e o Irã, depois que os Estados Unidos se retiraram de um acordo nuclear com o Irã e impuseram sanções contra ele, com o objetivo de interromper suas exportações de petróleo.

    Neste sábado, a agência de notícias oficial do Irã IRIB informou que um estudante universitário iraniano que havia sido preso na Austrália sob a acusação de exportar equipamentos de radar militares americanos para o Irã para ajudar o programa de defesa do país retornou à República Islâmica após 13 meses de detenção.

    Reza Dehbashi, estudante da Universidade de Queensland, estava enfrentando extradição para os Estados Unidos e foi libertado por causa dos esforços diplomáticos do Irã, segundo o IRIB.

    Escrito por Reuters

    1. Home
    2. noticias
    3. ira solta casal australiano …

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.