Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Irã vai contornar sanções dos EUA ou as superará por meio de negociações, diz Rouhani

Placeholder - loading - Presidente iraniano, Hassan Rouhani, em Nova York 26/09/2019 REUTERS/Brendan Mcdermid/File Photo
Presidente iraniano, Hassan Rouhani, em Nova York 26/09/2019 REUTERS/Brendan Mcdermid/File Photo

Publicada em  

DUBAI (Reuters) - O Irã vai superar as sanções dos Estados Unidos seja ignorando-as ou por meio de negociações, e não cruzará seus próprios limites em qualquer negociação com o governo norte-americano, disse o presidente iraniano, Hassan Rouhani, na quarta-feira.

As tensões aumentaram entre Teerã e Washington desde o ano passado, quando o presidente Donald Trump retirou os Estados Unidos do acordo nuclear fechado pelo Irã em 2015 com seis potências e readotou sanções contra Teerã, que prejudicaram a economia iraniana baseada no petróleo.

A República Islâmica rejeitou a negociação de um novo acordo com o governo Trump, dizendo que as conversas só serão possíveis se os EUA retornarem ao pacto nuclear e suspenderem as sanções.

'O governo está determinado a derrotar (o inimigo) contornando as sanções americanas... ou através de vários meios, incluindo negociações, mas não cruzaremos nossos limites', disse Rouhani, segundo a agência de notícias iraniana Isna.

Em um raro ato de cooperação entre Teerã e Washington, Estados Unidos e Irã libertaram um prisioneiro cada no sábado.

Os EUA disseram esperar que a troca de prisioneiros leve à libertação de outros norte-americanos mantidos no Irã e que isso é um sinal de que Teerã está disposto a discutir outras questões.

O Irã libertou Xiyue Wang, cidadão dos EUA preso por três anos sob acusação de espionagem, enquanto os Estados Unidos libertaram o iraniano Massoud Soleimani, que havia sido acusado de violar as sanções dos EUA contra Teerã.

(Por Parisa Hafezi)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. ira vai contornar sancoes dos …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.