Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Janones retira candidatura e formaliza apoio a Lula em disputa à Presidência

Placeholder - loading - 28/07/2022 REUTERS/Adriano Machado
28/07/2022 REUTERS/Adriano Machado

Publicada em  

Atualizada em  

Por Pedro Fonseca e Lisandra Paraguassu

(Reuters) - O deputado federal André Janones (Avante-MG) retirou nesta quinta-feira sua candidatura à Presidência e declarou apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na disputa ao Palácio do Planalto.

Em uma transmissão ao vivo ao lado de Lula no Facebook, onde Janones acumula mais de 8 milhões de seguidores, o deputado formalizou a aliança com o petista, que reafirmou compromisso de manter o benefício social do governo em 600 reais --uma das bandeiras de Janones.

'O Lula está encampando as nossas propostas pelo auxílio', afirmou Janones, que tem aparecido com 2% das intenções de votos nas pesquisas mais recentes.

'O Lula está aqui do meu lado hoje para comunicar a vocês que ele está encampando junto conosco essa luta, já havia encampado, mas agora encampando junto com a nossa candidatura, que nesse momento a gente retira e unifica a candidatura presidencial do deputado André Janones, a partir deste momento, esta unificada e passa a ser representada pela candidatura do presidente Lula', afirmou.

Lula disse ter 'obsessão' por acabar com a fome no país, e prometeu retomar o programa Bolsa Família no valor de 600 reais --mesmo valor concedido atualmente pelo governo do presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) no Auxílio Brasil.

'Tudo que a gente puder gastar e investir para acabar com a fome será um benefício para o povo brasileiro', afirmou.

Em seguida, ao anunciar oficialmente a adesão de Janones, o ex-presidente afirmou que 'fica fácil fazer um acordo' com alguém que leva propostas contra a fome, como fez Janones, que casam com o que o PT pretende fazer.

'Vamos fazer um programa factível, que a gente possa cumprir com muita responsabilidade', afirmou o ex-presidente.

O PT vem em conversas com o Avante há alguns meses, mas esperou a decisão do próprio Janones de retirar sua candidatura. O deputado federal e o ex-presidente trocaram afagos pelas redes sociais na semana passada e, na sexta, anunciaram a conversa desta semana.

O deputado afirmou, em diversas entrevistas, que sua candidatura não tinha densidade política e que poderia retirá-la em apoio a Lula desde que o partido encampasse algumas de suas propostas.

'A gente não está tirando a nossa candidatura, ela continua agora na candidatura do presidente Lula', afirmou.

O Avante é o oitavo partido a aderir formalmente a uma aliança com o petista. No mesmo encontro com Lula, o Agir --antigo PTC-- que estava em uma aliança com o Avante - também declarou apoio ao PT, o que levou o grupo a nove partidos.

Esta semana, o Pros também anunciou que faria parte da aliança, mas disputas judiciais sobre o comando do partido impediram o fechamento da aliança de fato, já que o presidente Eurípedes Júnior, que conversou com Lula, foi novamente afastado nesta quinta e o grupo que assume defende a candidatura própria.

Lula lidera as pesquisas de intenção de voto à frente de Bolsonaro, e alguns levantamentos têm mostrado possibilidade de vitória do petista ainda no primeiro turno.

(Por Pedro Fonseca, no Rio de Janeiro, e Lisandra Paraguassu, em Brasília)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. janones retira candidatura e …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.