Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Japão afirma que Trump mostrou preocupação com desvalorização do iene em reunião com premiê

Japão afirma que Trump mostrou preocupação com desvalorização do iene em reunião com premiê

Reuters

25/09/2026

Placeholder - loading - Primeira-ministra do Japão, Sanae Takaichi 22 de setembro de 2026. REUTERS/Kylie Cooper
Primeira-ministra do Japão, Sanae Takaichi 22 de setembro de 2026. REUTERS/Kylie Cooper

Por Makiko Yamazaki

TÓQUIO, 25 Set (Reuters) - O ​presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, manifestou preocupação com a desvalorização do iene em uma reunião com a primeira-ministra japonesa, Sanae Takaichi, afirmou nesta sexta-feira a ministra das Finanças do Japão, Satsuki Katayama, ao apresentar um relato excepcionalmente detalhado das discussões entre os líderes sobre moedas.

“Na recente reunião de cúpula entre o Japão e os EUA, o presidente Trump expressou preocupação com a desvalorização do iene”, disse Katayama em uma coletiva de imprensa de rotina, acrescentando ⁠que estava ⁠divulgando a conversa pela primeira ​vez após ‌consultar o Gabinete da primeira-ministra.

O relato excepcionalmente franco de Katayama sobre as conversas entre os líderes, que os governos costumam manter em sigilo, aponta para uma preocupação compartilhada em Tóquio e Washington com ⁠a queda contínua do iene, apesar da intervenção conjunta realizada em ​julho.

Takaichi, ao falar com repórteres mais tarde nesta sexta-feira, confirmou os comentários ​de Trump durante a reunião, que ocorreu ‌em Nova York ​na terça-feira ⁠à margem da Assembleia Geral da ONU.

“A delegação dos EUA afirmou que o iene fraco estava criando dificuldades para o comércio deles, e eu respondi que, ​como princípio geral, um iene subvalorizado é problemático”, disse ela.

Mas ela ressaltou que não houve discussão sobre política monetária ou fiscal na cúpula, acrescentando que a orientação da política econômica do governo Takaichi permanece inalterada.

Anteriormente, Takaichi ​havia dito a repórteres que ela e Trump tiveram uma discussão “oportuna” sobre a China antes da cúpula planejada entre os presidentes dos EUA e da China, Xi Jinping.

Katayama disse que a discussão dos líderes sobre câmbio reafirmou a posição comum entre EUA e Japão por trás de sua intervenção coordenada em 31 de julho, incluindo o compromisso de combater a volatilidade excessiva e ​movimentos desordenados do iene.

“À luz dessa reunião de cúpula, o secretário do Tesouro (Scott) ‌Bessent e eu continuaremos a ⁠nos comunicar estreitamente sobre uma série de assuntos, incluindo o câmbio”, disse ela.

O dólar vem se valorizando em relação ao iene e a outras ⁠moedas importantes, impulsionado por dados econômicos sólidos dos ⁠EUA, uma postura hawkish do Federal ⁠Reserve e o ⁠aumento ​dos rendimentos dos títulos dos EUA.

(Reportagem adicional de Kentaro Sugiyama e Yoshifumi Takemoto)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.