Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Japão revisa para cima crescimento do PIB no 2º tri por gastos de capital mais fortes

Placeholder - loading - Pedestres em distrito empresarial de Tóquio 07/01/ 2021.  REUTERS/Kim Kyung-Hoon/File Photo
Pedestres em distrito empresarial de Tóquio 07/01/ 2021. REUTERS/Kim Kyung-Hoon/File Photo

Publicada em  

Por Tetsushi Kajimoto e Kantaro Komiya

TÓQUIO (Reuters) - A economia do Japão cresceu mais do que o inicialmente estimado no segundo trimestre devido aos sólidos gastos de capital, embora o ressurgimento da Covid-19 esteja prejudicando o consumo do setor de serviços e afetando as perspectivas.

Dados revisados do Produto Interno Bruto (PIB) pelo Escritório do Gabinete nesta quarta-feira mostraram que a economia cresceu a uma taxa anualizada de 1,9% entre abril e junho, contra expectativa de economistas de 1,6% e estimativa inicial de expansão de 1,3%.

A revisão para cima aconteceu devido a gastos empresariais melhores do que o inicialmente estimado, uma vez que a rápida recuperação econômica global impulsionou os gastos de capital e a produção industrial, o que mais do que compensou a atividade fraca do setor de serviços.

Ainda assim, a recuperação econômica do Japão continua frágil devido à lenta vacinação contra a Covid-19 e conforme as restrições devido à pandemia prejudicam a atividade do setor privado.

'A recuperação do Japão está atrás da de outras economias avançadas. Assim, é preciso aguardar até ao menos o começo do próximo ano para a plena recuperação da economia', disse Takeshi Minami, economista-chefe do Instituto de Pesquisa Norinchukin.

Na comparação trimestral, o PIB do segundo trimestre cresceu 0,5% sobre o primeiro em termos ajudados aos preços, contra leitura inicial de 0,3% e expectativa de 0,4%.

O componente de gastos de capital do PIB cresceu 2,3% no segundo trimestre contra o período de janeiro a março, ante expectativa de 2,0% e preliminar de 1,7%.

O consumo privado, que responde por mais da metade do PIB do Japão, cresceu 0,9% entre abril e junho sobre os três meses anteriores, contra estimativa preliminar de ganho de 0,8%.

A demanda doméstica contribuiu com 0,8 ponto percentual para os dados revisados, enquanto as exportações líquidas reduziram 0,3 ponto do crescimento do segundo trimestre.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. japao revisa para cima …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.