Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Jimi Hendrix: letra original de '51st Anniversary' é, finalmente, reunida

A letra especial foi reunida por fãs do artista

Placeholder - loading - Foto por: David Redfer
Foto por: David Redfer

Publicada em  

Agora em uma viagem ao tempo, rebobinando fita e ajustando os acordes para o ano de 1967, um dos guitarristas mais famosos e prestigiados no mundo até hoje, Jimi Hendrix assinava uma autografo.

Você pode estar se perguntando, mas o que tem de demais em assinar um boné ou camisa? isso é comum no meio artístico.

LEIA MAIS: #TBT: JIMI HENDRIX, JOHNNY CASH E YARDBIRDS SÃO ELEITOS PARA O ROCK HALL OF FAME

Essa assinatura não é apenas um papel e a tinta registrada, e sim um pedaço de uma obra de Jimi. Para ficar claro e explicar melhor, a Antena 1 convida nossos antenados a conferir essa história incrível.

Jimi Hendrix

Em uma passagem meteórica, Jimi Marshall Hendrix revolucionou a forma de tocar guitarra e dominou os holofotes na década de 60.

Jimi nasceu de cresceu na cidade de Seattle, Estados Unidos. Toda carreira artística do guitarrista começou após um acidente em um treinamento militar.

LEIA MAIS: ÁLBUM PÓSTUMO DE JIMMY HENDRIX ATINGE O TOP 10 DA BILLBOARD

Hendrix estava realizando um procedimento que exigia o paraquedismo, nesse momento o jovem quebrou o tornozelo e assim viu o fim na carreira militar e uma porta para a indústria musical foi aberta.

Jimi Hendrix  em apresentação

Depois disso, já com os 20 anos, o guitarrista mais famoso do mundo começou uma saga de mudanças de cidades, como Nova York e Londres. Foi na capital novaiorquina que o músico fez a primeira banda da curta carreira, chamada “Jimi James and The Blue Flames”.

Jimi James and The Blue Flames

A vida do icônico músico começa a deslanchar, e o maior sinal do avanço foi onde Chas Chandler, um produtor inglês conheceu e descobriu o talento do artista. Dessa forma, o norte-americano arrumou as cordas rumo à Londres. Lá ele fez aproximadamente 120 shows, e teve 2 bandas em 9 meses.

O lendário “Purple Haze” teve uma passagem curta pelo mundo da música, e faleceu aos 27 anos. Isso não tira o fato de ser uma verdadeira lenda, com o jeito peculiar de apresentação nos palcos, como incendiar guitarra, tocar com a língua e os dentes.

Letra original de ‘51st Anniversary'

Após uma breve lembrança da carreira de Hnedrix, o caso que chamou atenção nessa semana, de fato foi a letra de ‘51st Anniversary'. Em 1967, o guitarrista realizou um show no Bath Pavilion. Relatos daquele dia lembram que duas fãs com 15 e 16 anos pediram um autografo para Jimi.

O problema era que o ele não tinha nada assinar, foi então que Hendrix rasgou uma folha do seu caderno e dividiu em dois, e fez sua assinatura para cada uma. Um tempo depois, as duas garatos perceberam que aquele não era um simples papel, e sim a letra da canção apelidada de "51st Wedding Anniversary".

LEIA MAIS: DISCO INÉDITO DE JIMI HENDRIX É ANUNCIADO PARA 2018

As duas moças são amigas, mas cada uma tomou um rumo diferente, mas mantiveram a reliqua bem guardada, e foi aí a ideia de reconstruir a letra veio. Em 2021, elas entraram em contato com uma empresa de recordações chamada rock Tracks Limited.

Com uma carreira, são poucos registros que se tem por ai de Jimi. “Existem pouquíssimos manuscritos de Jimi Hendrix e ainda menos que foram assinados por Jimi e os outros dois membros da Experience”, disse o dono da empresa de recordações.

O processo segue em parceria com a Sony Music junto aos herdeiros da banda de Jimi naquela época, Redding e Mitchell, alegando a participação na criação da letra.

DICA ANTENA 1

Para fazer uma rápida homenagem, nós da Antena 1 preparamos um especial com os 3 discos de estúdio lançados por Jimi Hendrix.

PURPLE HAZE

Purple Haze”
Toque para aumentar

“Purple Haze” é uma das canções mais conhecidas de Hendrix. A canção foi lançada em 1967, e com a Jimi Hendrix Experience como a equipe responsável pela música. A faixa foi introduzida Grammy Hall of Fame,e está entrou na lista das melhores músicas de guitarra em todo o mundo.

Relembre a canção Purple Haze


ALL ALONG THE WATCHTOWER

O Dica Antena 1 leva a você as melhores curiosidades das bandas e artistas, e como o rei da guitarra, Jimi Hendrix não poderia ser diferente. A canção “All Along the Watchtower na verdade composta pelo lendário, Bob Dylan, e foi consagrado ao longo de Watchtower 6 meses depois por Hendrix.

All Along the Watchtower
Toque para aumentar

FOXEY LADY

A canção “Foxey Lady” embarcou no álbum de estrei de Jimi, intitulado “Are You Experienced”. Assim como a Billboard costuma classificar os arquivos musicais, naquela época a revista Rolling Stone colocou a música no número 153 em sua lista das " 500 Maiores Músicas de Todos os Tempos.

Are You Experienced
Toque para aumentar

Veja também:

THE WEEKND X THE DAWN FM EXPERIENCE: NOVO ESPECIAL MUSICAL NO PRIME VIDEO

“ABBEY ROAD”: CURIOSIDADES SOBRE O ÁLBUM DOS BEATLES

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. jimi hendrix letra original …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.