Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Johnson promete aprovação de acordo do Brexit como presente de Natal aos britânicos

Placeholder - loading - Bandeiras do Reino Unido e da União Europeia ao lado de árvore de Natal 11/12/2018 REUTERS/Yves Herman
Bandeiras do Reino Unido e da União Europeia ao lado de árvore de Natal 11/12/2018 REUTERS/Yves Herman

Publicada em  

Atualizada em  

Por Elizabeth Piper e Kylie MacLellan

LONDRES (Reuters) - O Parlamento do Reino Unido votará o acordo do premiê Boris Johnson para a separação da União Europeia nesta sexta-feira, uma medida que o primeiro-ministro descreveu como o cumprimento de sua promessa de 'entregar o Brexit embrulhado para o Natal' depois de uma vitória eleitoral folgada.

Após sofrer várias derrotas na legislatura anterior, Johnson desfruta agora de uma ampla maioria no Parlamento e deve enfrentar pouca oposição para a aprovação do projeto de lei de implantação da maior mudança nas políticas externa e comercial do país em mais de 40 anos.

Mais de três anos depois de o Reino Unido votar pela saída da UE em um referendo, a incerteza profunda sobre o Brexit foi substituída pelo prazo firme de 31 de janeiro.

'Esta é a hora em que avançamos e descartamos os velhos rótulos 'partir' ou 'ficar'... esta é a hora de agirmos juntos como uma nação revigorada, um Reino Unido', disse Johnson ao Parlamento antes da votação.

'Este é o momento de nos unirmos e escrevermos um capítulo novo e empolgante de nossa história nacional, de forjarmos uma nova parceria com nossos amigos europeus, de nos impormos no mundo, de iniciarmos a cura pela qual todo o povo deste país anseia'.

Os estágios finais da ratificação ocorrerão antes do Natal. A câmara baixa do Parlamento tem até 9 de janeiro para aprovar a legislação, o que dá a esta pouco mais de três semanas para passar pela câmara alta e receber a Aprovação Real.

Depois de se desfiliar, o Reino Unido terá que acertar novos arranjos comerciais com a UE -- uma amizade futura, disse o premiê, graças à qual o país combinará um acordo comercial sem alinhamento com as regras do bloco.

(Reportagem adicional de William James)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. johnson promete aprovacao de …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.