Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Khamenei diz que vencedor de eleição dos EUA não mudará política do Irã

Placeholder - loading - Líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, discursa em Teerã 03/11/2020 Site Oficial de Khamenei/Divulgação via REUTERS
Líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, discursa em Teerã 03/11/2020 Site Oficial de Khamenei/Divulgação via REUTERS

Publicada em  

DUBAI (Reuters) - O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, disse resta terça-feira que o resultado da eleição presidencial dos Estados Unidos não impactará a política de Teerã para Washington.

'Nossa política para os Estados Unidos foi estabelecida com clareza e não muda com o movimento de indivíduos. Não importa quem chega e quem parte', disse Khamenei em um discurso transmitido pela televisão estatal.

Ele falava no aniversário da captura da embaixada dos EUA em Teerã em 1979, que coincidiu com o aniversário do profeta islâmico Maomé.

O candidato democrata, Joe Biden, prometeu reintegrar os EUA ao acordo nuclear firmado em 2015 entre Teerã e seis potências mundiais se o Irã voltar a cumpri-lo.

Em 2018, o presidente norte-americano, Donald Trump, abandonou o acordo, graças ao qual sanções financeiras internacionais ao Irã foram suspensas em troca de limites ao seu programa nuclear. O Irã reagiu à desfiliação de Washington diminuindo seus compromissos.

O ministro iraniano das Relações Exteriores, Javad Zarif, disse à rede norte-americana CBS na segunda-feira que quer que os EUA voltem ao acordo, mas que 'reengajamento não significa renegociação' porque 'se quiséssemos fazer isso (renegociar), nós o teríamos feito com o presidente Trump quatro anos atrás'.

Zarif disse à CBS que 'os comentários da equipe de Biden foram promissores, mas teremos que esperar para ver'. Trump disse que quer firmar um pacto mais abrangente que também aborde o programa de mísseis e as atividade regionais do Irã.

(Por Parisa Hafezi; reportagem adicional da redação de Dubai)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. khamenei diz que vencedor de …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.