Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Kremlin diz ter lista de ativos ocidentais para confiscar caso ativos russos sejam apreendidos

Placeholder - loading - Porta-voz do Kremlin Dmitry Peskov   14/12/2023    Sputnik/Gavriil Grigorov/Pool via REUTERS
Porta-voz do Kremlin Dmitry Peskov 14/12/2023 Sputnik/Gavriil Grigorov/Pool via REUTERS

Publicada em  

Por Guy Faulconbridge e Dmitry Antonov

MOSCOU (Reuters) - O Kremlin advertiu o Ocidente nesta sexta-feira de que possui uma lista de ativos norte-americanos, europeus e de outros países que podem ser confiscados caso os líderes do G7 decidam apreender 300 bilhões de dólares em reservas congeladas do banco central russo.

Os líderes do G7 discutirão uma nova teoria jurídica que permitiria a apreensão de ativos russos congelados quando se reunirem em fevereiro, disseram duas fontes familiarizadas com os planos e uma autoridade britânica na quinta-feira.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que qualquer medida desse tipo por parte do Ocidente equivaleria a um 'roubo', violaria a lei internacional e prejudicaria as moedas de reserva, o sistema financeiro global e a economia mundial.

'Será um golpe significativo para os principais parâmetros da economia internacional, prejudicará a economia internacional', disse Peskov aos repórteres.

'Isso minará a confiança de outros países nos Estados Unidos e na União Europeia como garantidores econômicos. Portanto, tais ações estão repletas de consequências muito, muito sérias.'

Quando perguntado se havia uma lista específica de ativos ocidentais que a Rússia poderia confiscar em retaliação, Peskov disse: 'Sim, existe'.

Ele se recusou a dizer quais ativos específicos estavam na lista.

Depois que o presidente Vladimir Putin enviou tropas para a Ucrânia em 2022, os EUA e seus aliados proibiram transações com o banco central russo e o Ministério das Finanças do país, bloqueando cerca de 300 bilhões de dólares de ativos soberanos russos no Ocidente.

Autoridades dos EUA e do Reino Unido trabalharam nos últimos meses para impulsionar os esforços de confiscar os ativos russos na Bélgica e em outras cidades europeias, e esperam que os líderes do G7 concordem em emitir uma declaração mais forte quando se reunirem em fevereiro, por volta do segundo aniversário da invasão da Ucrânia por Moscou, disseram três fontes à Reuters.

A legalidade do confisco dos ativos soberanos russos não é clara - e a Rússia tem dito repetidamente que contestaria qualquer confisco nos tribunais.

Os defensores da apreensão de ativos russos dizem que a guerra na Ucrânia é ilegal e que o dinheiro russo congelado deveria ser dado à Ucrânia para reconstrução ou mesmo para combater as forças russas.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. kremlin diz ter lista de …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.