Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Líder catalão estabelece condições difíceis para conversas sobre novo premiê da Espanha

Placeholder - loading - Líder catalão Carles Puigdemont em Bruxelas  5/9/2023   REUTERS/Yves Herman
Líder catalão Carles Puigdemont em Bruxelas 5/9/2023 REUTERS/Yves Herman

Publicada em  

Por Bart Biesemans

BRUXELAS/MADRI (Reuters) - O ex-líder exilado da Catalunha disse nesta terça-feira que todos os processos judiciais contra o separatismo catalão precisam ser retirados como condição para que seu partido negocie o apoio de seus parlamentares a um novo primeiro-ministro espanhol.

Falando em Bruxelas, Carles Puigdemont - procurado na Espanha por tentativa de separação quando liderou a Catalunha em 2016-2017 - disse que qualquer apoio de seu partido exigiria concessões da coalizão de esquerda do primeiro-ministro em exercício Pedro Sánchez. Caso contrário, os espanhóis teriam que ir às urnas novamente.

A coalizão de Sánchez está buscando o apoio do partido Juntos pela Catalunha, de Puigdemont, para permanecer no poder após a eleição de 23 de julho. A vice-primeira-ministra Yolanda Díaz visitou Puigdemont em Bruxelas na segunda-feira.

Alberto Núñez Feijóo, cujo Partido Popular (PP), conservador, obteve a maioria dos votos, fará a primeira tentativa de votação para primeiro-ministro em 27 de setembro, mas suas chances de vitória são consideradas pequenas, já que o PP se opõe a qualquer concessão aos separatistas.

Se a tentativa de Feijóo de formar um governo fracassar, caberá a Sánchez ver se consegue reunir apoio para formar um governo, o que é considerado impossível sem o apoio dos sete parlamentares do partido de Puigdemont.

Puigdemont pediu à Espanha que respeite a legitimidade do movimento de independência catalão, abandone as ações judiciais contra ele e crie um mecanismo para reconhecer e garantir o cumprimento dos acordos.

'Estejam preparados para as eleições, mas também para as negociações que podem terminar com um acordo histórico', disse Puigdemont. 'Não resistimos todos esses anos apenas para salvar uma legislatura.'

Puigdemont afirmou que o Parlamento da Espanha precisaria elaborar uma legislação que concedesse uma anistia aos partidários da independência catalã.

Ele também argumentou que um referendo de independência seria legal e democrático e disse que tudo o que estava faltando era 'vontade política' para que isso acontecesse.

Mas ele não insistiu em uma votação como condição para negociar. O governo regional de Puigdemont realizou um referendo sobre a independência da Catalunha em 2017, apesar de uma decisão do tribunal constitucional da Espanha que o considerou ilegal.

(Reportagem de Bart Biesemans em Bruxelas, Inti Landauro e Belén Carreño em Madri)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. lider catalao estabelece …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.