Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Líder da OMC alerta para 'impacto muito grande' ao comércio, se conflito Israel-Hamas se expandir

Placeholder - loading - Líder da Organização Mundial do Comércio (OMC), Ngozi Okonjo-Iweala 2/10/2023 REUTERS/Denis Balibouse/Arquivo
Líder da Organização Mundial do Comércio (OMC), Ngozi Okonjo-Iweala 2/10/2023 REUTERS/Denis Balibouse/Arquivo

Publicada em  

MARRAKECH, Marrocos - A líder da Organização Mundial do Comércio, Ngozi Okono-Iweala, disse que torce para que o conflito entre Israel e o Hamas termine rapidamente, alertando que ele pode ter um “impacto muito grande” em um fluxo comercial global já enfraquecido, se for expandido pela região.

Okonjo-Iweala, no Marrocos para a reunião anual desta semana do Fundo Monetário Internacional e do Banco Mundial, disse que a violência no Oriente Médio pode acrescentar fatores que estrangulam o crescimento comercial, incluindo taxas de juros, um mercado imobiliário chinês tenso e a guerra da Rússia na Ucrânia.

“Esperamos que acabe logo e seja contido. Nosso maior medo é se for expandido porque isso então teria um grande impacto no comércio”, disse, em entrevista. “Todos estão pisando em ovos e torcendo pelo melhor”.

Okonjo-Iweala disse que a incerteza global já estava limitando o crescimento do comércio, mas isso seria exacerbado pelo início repentino da guerra entre Israel e o grupo islâmico Hamas, que controla a Faixa de Gaza.

“Há incerteza se isso vai se espalhar mais para toda a região, o que pode muito bem impactar o crescimento econômico mundial”, disse. “Esperamos que acabe porque cria essa incerteza. É outra nuvem sombria no horizonte”.

O órgão comercial sediado em Genebra cortou pela metade semana passada sua projeção de crescimento para o comércio global de bens este ano, citando a persistente inflação, maiores taxas de juro, a desaceleração da economia chinesa e a guerra na Ucrânia.

(Reportagem de Andrea Shalal)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. lider da omc alerta para …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.