Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Lula mantém liderança em disputa ao Planalto com 44%, Bolsonaro soma 32%, diz Ipespe

Placeholder - loading - Ex-presidente Luiz Inácio Lula d Silva discursa durante evento em São Paulo 10/03/2022  REUTERS/Carla Carniel
Ex-presidente Luiz Inácio Lula d Silva discursa durante evento em São Paulo 10/03/2022 REUTERS/Carla Carniel

Publicada em  

Por Lisandra Paraguassu

BRASÍLIA (Reuters) - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mantém a liderança na eleição presidencial de outubro, mantendo 44% das intenções de voto, de acordo com nova rodada da pesquisa Ipespe, enquanto o presidente Jair Bolsonaro (PL) oscilou positivamente, dentro da margem de erro, e passou para 32%, ante 31% na sondagem anterior.

A pesquisa, divulgada nesta sexta-feira, aponta ainda que os demais pré-candidatos mantiveram-se estáveis, com Ciro Gomes (PDT) na terceira colocação, com 8% das intenções de voto. João Doria (PSDB) tem 3%, André Janones (Avante), 2%, e Simone Tebet (MDB), 1%. Os demais candidatos não pontuaram.

Em simulações de segundo turno, Lula continua a vencer em todos os cenários. No mais provável até o momento, contra Bolsonaro, Lula venceria por 54% a 35%, uma diferença de 19 pontos percentuais. A pesquisa anterior, feita mais cedo em maio, apontava vitória de Lula por 54% a 34%.

A rejeição dos candidatos também se mantém estável em relação à pesquisa anterior, feita no início de maio. Nesse momento, 43% dos entrevistados dizem não votar em Lula de jeito nenhum, mesmo patamar da pesquisa anterior. Outros 59% não votariam em Bolsonaro, um ponto percentual a menos que na pesquisa anterior.

AVALIAÇÃO DE GOVERNO

Em linha com as intenções de voto do presidente, a avaliação do governo Bolsonaro também oscilou positivamente, dentro da margem de erro.

Os que consideram o governo ruim ou péssimo somaram 51%, ante 52% na pesquisa anterior. Já os que o avaliam como ótimo ou bom foram 32%, ante 31%, e os que apontam a gestão como regular ficaram em 17%, eram 16% antes.

O percentual de entrevistados que desaprovam o governo ficou em 60%, ante 62%, e os que aprovam somaram 35%, mesmo patamar da pesquisa anterior..

A inflação continua no centro das preocupações dos brasileiros, apontou o levantamento. A pesquisa mostrou que 77% das pessoas avaliam que os preços aumentaram muito nos últimos meses --eram 73% no início de maio-- e outras 21% avaliaram que os preços aumentaram, ante 22% no levantamento anterior. Somente 1% disseram que os preços diminuíram, mesmo patamar do início do mês.

Além disso, 41% acreditam que os preços seguirão aumentando, ante 42%, e outros 22% avaliam que aumentarão muito, contra 20%. Para 22% os preços ficarão estáveis --ante 21%--, 10% esperam que eles diminuam --contra 12%-- e apenas 1% apostam que cairão muito, mesmo patamar da pesquisa anterior.

A pesquisa ouviu mil pessoas, por telefone, em todas as regiões do país, entre os dias 9 e 11 de maio. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. lula mantem lideranca em …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.