Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Lula repudia 8 de janeiro e destaca papel decisivo do STF e do TSE na defesa da sociedade contra arbítrio

Placeholder - loading - Presidente Luiz Inácio Lula da Silva discursa durante encontro com governadores no Palácio do Planalto 27/01/2023 REUTERS/Ueslei Marcelino
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva discursa durante encontro com governadores no Palácio do Planalto 27/01/2023 REUTERS/Ueslei Marcelino

Publicada em  

Atualizada em  

Por Ricardo Brito

BRASÍLIA (Reuters) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez nesta quarta-feira um repúdio veemente aos ataques às sedes dos Poderes no dia 8 de janeiro, que visavam sustentar um 'projeto autoritário de poder', e destacou o papel decisivo do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na defesa da sociedade contra o arbítrio.

Em discurso durante a sessão solene de abertura do ano do Poder Judiciário, Lula disse que, da última vez que participou de uma sessão como essa, em 2010, nem ele nem os presentes ao encontro poderiam imaginar a escalada de ataques às instituições e à democracia nos anos seguintes, que culminaram no 'bárbaro atentado às sedes dos Três Poderes'.

'Naquele dia 8 de janeiro, a violência e ódio mostraram sua face mais absurda: o terror. Não foi um episódio nascido por geração espontânea, mas cultivado em sucessivas investidas contra o direito e a Constituição, com o objetivo de sustentar um projeto autoritário de poder', disse.

'Ao fim desse período que marcou, certamente, o mais duro teste da democracia brasileira desde a Constituição de 1988, é nosso dever registrar o papel decisivo do Supremo Tribunal Federal e do Tribunal Superior Eleitoral na defesa da sociedade brasileira contra o arbítrio. Daqui desta sala, contra a qual se voltou o mais concentrado ódio dos agressores, partiram decisões corajosas e absolutamente necessárias para enfrentar e deter o retrocesso, o negacionismo e a violência política', exaltou.

SEM RECUO

Em outro afago à cúpula do Judiciário, Lula destacou que, mais que um plenário reconstruído, o que vê é um 'destemor' de ministros e ministras do STF em defesa da Constituição, uma 'disposição inabalável de trabalhar dia e noite para assegurar que não haja um milímetro de recuo em nossa democracia'.

'Tenham a certeza de que, assim como em meus dois mandatos anteriores, a relação entre o Executivo Federal, a Suprema Corte e o Poder Judiciário como um todo terá como alicerce o respeito institucional', afirmou.

Para Lula, o povo brasileiro não quer conflito entre as instituições, agressões e intimidações entre Poderes constituídos.

'Nossos reais inimigos são outros: a fome, a desigualdade, a falta de oportunidades, o extremismo e a violência política, a destruição ambiental e a crise climática. Tenho a certeza de que juntos vamos enfrentá-los. E de que juntos poderemos superá-los', afirmou.

Sem citar o ex-presidente Jair Bolsonaro, Lula afirmou que o Supremo atuou durante a pandemia para tirar da inação o governo que se recusava a atender às necessidades da população, enfrentou a indústria de mentiras e ainda se articulou, por meio da Justiça Eleitoral, para garantir as eleições do ano passado.

'Esta corte atuou e continua atuando para identificar e responsabilizar por seus crimes aqueles que atentaram, de maneira selvagem, contra a vontade das urnas', afirmou ele.

As falas de Lula foram aplaudidas efusivamente no Supremo.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. lula repudia 8 de janeiro e …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.