Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Macron e Le Pen vão disputar segundo turno acirrado em eleição francesa

Placeholder - loading - Combinação de fotos de Le Pen e Macron REUTERS/Sarah Meyssonnier
Combinação de fotos de Le Pen e Macron REUTERS/Sarah Meyssonnier

Publicada em  

Por Layli Foroudi e Tassilo Hummel e Ingrid Melander

PARIS (Reuters) - O presidente francês, Emmanuel Macron, e a adversária Marine Le Pen avançaram no domingo para o que promete ser um segundo turno muito acirrado das eleições presidenciais em 24 de abril, colocando em disputa um liberal econômico pró-Europa contra uma nacionalista de extrema-direita.

Com resultados parciais mostrando Macron em primeiro lugar à frente de Le Pen após a votação no primeiro turno, outros importantes candidatos admitiram a derrota. Com exceção de outro candidato de extrema-direita, Éric Zemmour, todos eles pediram aos eleitores que barrem a extrema-direita no segundo turno.

Mas, depois de cinco anos no poder em que seu estilo abrasivo irritou muitos, ao mesmo tempo em que Le Pen conseguiu suavizar a própria imagem, Macron terá que lutar muito para reconquistar eleitores descontentes. Ele não pode dar como certo que os eleitores vão se unir em torno de uma frente tradicional contra a extrema-direita.

'Nada está decidido, e a batalha que travaremos nos próximos 15 dias será decisiva para a França e a Europa', disse Macron a apoiadores, pedindo a todos os eleitores que o apoiem em 24 de abril para impedir a extrema-direita de governar a segunda maior economia da União Europeia.

Uma pesquisa do instituto Ifop previu um segundo turno muito equilibrado, com 51% para Macron e 49% para Le Pen. A diferença é tão apertada que está dentro da margem de erro.

Outras pesquisas mostraram uma margem um pouco maior a favor de Macron, com até 54%. Mas a diferença é muito mais estreita do que em 2017, quando Macron venceu Le Pen com 66,1% dos votos.

Le Pen, que reduziu a liderança de 10 pontos de Macron nas últimas semanas graças a uma campanha focada em questões de custo de vida, disse que ela é a única a proteger os fracos e unir uma nação cansada de sua elite.

'O que estará em jogo em 24 de abril é uma escolha da sociedade, uma escolha de civilização', disse ela aos apoiadores, que gritavam 'Vamos vencer!', enquanto a candidata afirmava: 'Trarei ordem de volta à França'.

Macron, por sua vez, disse a simpatizantes que acenavam com bandeiras da França e da UE: 'O único projeto crível para ajudar o poder de compra é o nosso'.

Com 96% dos votos apurados para o primeiro turno de domingo, Macron tinha 27,41% dos votos e Le Pen 24,03%.

Uma vitória de Le Pen em 24 de abril seria um choque para o establishment semelhante à votação do Brexit no Reino Unido para deixar a União Europeia ou à chegada de Donald Trump na Casa Branca em 2017.

A França deixaria de ser uma força para a integração europeia para ser liderada por uma eurocética que também desconfia da aliança militar Otan.

Embora Le Pen tenha abandonado as ambições anteriores de um 'Frexit' ou de tirar a França da moeda única da zona do euro, ela vê a UE como uma mera aliança de Estados soberanos.

A candidata conservadora Valérie Pécresse alertou para 'consequências desastrosas' se Macron perder, enquanto a socialista Anne Hidalgo pediu aos apoiadores que votem nele 'para que a França não caia no ódio'.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. macron e le pen vao disputar …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.