Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Marco Aurélio Mello será relator de ação de Bolsonaro contra restrições

Placeholder - loading - Marco Aurélio de Mello no STF  4/4/2018    REUTERS/Adriano Machado
Marco Aurélio de Mello no STF 4/4/2018 REUTERS/Adriano Machado

Publicada em  

Por Maria Carolina Marcello

BRASÍLIA (Reuters) - O ministro Marco Aurélio Mello será o relator de ação apresentada pelo presidente Jair Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF) que questiona medidas de restrição em Estados editadas na intenção de conter a disseminação do coronavírus.

A Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) de Bolsonaro questiona especificamente restrições adotadas pelo Distrito Federal, Bahia e Rio Grande do Sul, e pede que o STF suspenda os decretos que determinam o fechamento do comércio além das atividades essenciais --hoje limitadas a alimentos, médicos, veterinários e outras atividades ligadas a saúde, e construção civil--, sob a alegação que é necessário uma lei estadual.

A ação argumenta que medidas como o toque de recolher determinados pelos governadores são comparáveis a um estado de sítio ou de defesa, o que só poderia ser declarado pelo presidente.

Desde o início da pandemia, Bolsonaro tem criticado Estados que adotam medidas de restrição e abriu embate direto com muitos deles e insiste que a economia não pode parar. O presidente também considera que governadores extrapolam seu poder ao determinar medidas rígidas de restrição e acusa o STF de ter usurpado sua prerrogativa.

A decisão do STF a que o presidente se refere autorizou governadores e prefeitos a adotar medidas de contenção da disseminação do novo vírus, sem que isso implique na retirada dos poderes do governo federal, já que a gestão da saúde envolve as três esferas da administração pública de forma compartilhada.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. marco aurelio mello sera …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.