Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Megabases de energia renovável da China dependem de transmissão associada ao carvão, diz relatório

Megabases de energia renovável da China dependem de transmissão associada ao carvão, diz relatório

Reuters

21/07/2026

Placeholder - loading - Vista de uma usina termelétrica a carvão e de uma linha de alta tensão, em Baotou, Região Autônoma da Mongólia Interior, China, em 12 de junho de 2026. REUTERS/Maxim Shemetov
Vista de uma usina termelétrica a carvão e de uma linha de alta tensão, em Baotou, Região Autônoma da Mongólia Interior, China, em 12 de junho de 2026. REUTERS/Maxim Shemetov

Por Colleen Howe

PEQUIM, 21 Jul (Reuters) - A China ​está construindo mais usinas eólicas e solares em grande escala do que todo o resto do mundo somado, mas conexões de transmissão inadequadas e a dependência contínua da energia a carvão estão limitando seu uso, de acordo com um relatório publicado nesta terça-feira.

• A energia eólica e solar representam cerca de 20% da energia enviada pela rede de transmissão de corrente contínua de ultra-alta tensão (UHVDC) da China, valor que pouco mudou desde 2021, enquanto 42% provêm do carvão, informou o Global ⁠Energy Monitor.

• ⁠De acordo com a política de ​megabases ‌energéticas da China, a energia verde é gerada nas regiões pouco povoadas do norte e noroeste e enviada por meio de linhas de transmissão de corrente contínua de ultra-alta tensão (UHVDC) para abastecer cidades e fábricas no ⁠leste.

• Cerca de 315 gigawatts (GW) de capacidade das megabases precisarão de ​conexões de transmissão para outras regiões até 2030, exigindo 27 linhas UHVDC, segundo ​o relatório. A China pretende ter 10 ‌delas no horizonte do ​plano ⁠quinquenal para 2026-2030.

• As 11 linhas de transmissão atualmente propostas, dedicadas às megabases, combinam 129 GW de energia eólica e solar com 40 GW de carvão, e a ​matriz elétrica projetada é dividida quase igualmente entre carvão e energias renováveis, segundo o relatório.

• A alta proporção de carvão é difícil de conciliar com a visão dos formuladores de políticas de que o carvão tem apenas um papel ​de apoio no sistema elétrico da China, disse o autor do relatório, Aiqun Yu, estrategista sênior para o Leste Asiático da GEM.

• Yu afirmou que as bases de energias renováveis deveriam utilizar tecnologias de armazenamento de energia para dar suporte às fontes renováveis intermitentes, em vez do carvão.

• Por exemplo, uma linha UHVDC proposta de Kubuqi, na Mongólia Interior, até Xangai tem as energias renováveis representando mais ​de 60% do volume de transmissão planejado, apoiadas por 9.000 megawatts-hora (MWh) de armazenamento de ‌energia e 2,64 GW de carvão, ⁠enquanto outros projetos semelhantes contam com 4 GW. “Este é um pequeno passo à frente”, disse Yu.

• Em junho de 2026, a China tinha 664 GW de ⁠energia solar planejada ou em construção, representando um ⁠terço do total global, segundo o relatório. ⁠A China possui ⁠698 ​GW de capacidade eólica proposta, ou um quarto do total global.

(Reportagem de Colleen Howe)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...