Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Membro do Fed diz que é preciso paciência para ver como tarifas se desenrolarão

Membro do Fed diz que é preciso paciência para ver como tarifas se desenrolarão

Reuters

17/04/2025

Placeholder - loading - Presidente do Fed de Kansas City, Jeffrey Schmid, em Jackson Hole 27/08/2023 REUTERS/Ann Saphir
Presidente do Fed de Kansas City, Jeffrey Schmid, em Jackson Hole 27/08/2023 REUTERS/Ann Saphir

(Reuters) - O Federal Reserve enfrenta um quadro complicado para as decisões de política monetária, disse o presidente do Fed de Kansas City, Jeff Schmid, na quarta-feira, observando que, embora ele esteja ouvindo o nervosismo em relação às tarifas comerciais no setor agrícola, uma queda recente nos preços da energia pode proporcionar uma 'injeção de ânimo' compensatória que poderia limitar um pouco a inflação.

'Acho que precisamos ter um pouco de paciência para ver como algumas dessas coisas vão se desenrolar', disse Schmid em uma conversa via webcast com a presidente do Fed de Dallas, Lorie Logan, em um evento do Fed de Dallas.

No final das contas, disse ele, o Fed 'reagirá de forma positiva a qualquer uma dessas interrupções que possam afetar esse mandato duplo', referindo-se aos mandatos do Fed de alcançar tanto a estabilidade de preços quanto o pleno emprego.

Mais cedo na quarta-feira, o chair do Fed, Jerome Powell, disse que o banco central dos EUA esperaria por mais dados sobre a economia antes de considerar qualquer mudança nos juros. Mas ele alertou que as políticas tarifárias do presidente Donald Trump apresentam risco de aumento da inflação e do desemprego, o que poderia forçar o Fed a escolher qual mandato priorizar.

Schmid e Logan não tiveram uma discussão aprofundada sobre a política de taxas de juros ou sobre a recente volatilidade do mercado, já que os investidores estão digerindo as implicações da política comercial de Trump.

Schmid falou brevemente sobre a importância da independência política do Fed, que, segundo ele, é o que permite que os formuladores de políticas da autoridade monetária definam as taxas de juros tendo em mente apenas a estabilidade financeira e econômica dos norte-americanos.

'Tudo está sendo questionado agora. ... Todas as proteções que achávamos que tínhamos se transformaram em portas de tela', disse ele. Mas, acrescentou, 'acho que você é testado pelo fogo... e, francamente, as pessoas com quem converso, tanto os políticos quanto o público, parecem estar satisfeitas com essa estrutura, portanto, estou muito otimista.'

(Reportagem de Ann Saphir)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.