Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Membros do Fed irão ao Capitólio buscando moldar economia em meio a campanha presidencial

Placeholder - loading - Vista do Capitólio em Washington 19/04/2023. REUTERS/Sarah Silbiger
Vista do Capitólio em Washington 19/04/2023. REUTERS/Sarah Silbiger

Publicada em  

Por Howard Schneider

WASHINGTON (Reuters) - O chair do Federal Reserve, Jerome Powell, e os indicados para três assentos na diretoria do banco central dos Estados Unidos irão depor no Capitólio nesta quarta-feira, expondo um conjunto de pontos de vista que podem moldar as condições econômicas do país durante uma controversa campanha presidencial no ano que vem.

Os temas provavelmente soarão familiares, dado o consenso que atualmente orienta a política monetária do banco central: a inflação está muito alta e a taxa de juros precisa permanecer restritiva para combatê-la; o mercado de trabalho continua forte e pode até precisar enfraquecer para que os preços esfriem; as falências de bancos em março não abalaram o sistema financeiro de maneira fundamental.

Mas o cenário econômico do próximo ano, quando os EUA podem testemunhar uma nova disputa era entre o atual presidente democrata Joe Biden e o ex-presidente republicano Donald Trump, pode muito bem ser afetado pelas próximas decisões do Fed sobre até onde a taxa de juros precisa subir e se o viés permanece no sentido de controlar a inflação mesmo com o possível custo de uma recessão.

'A economia enfrenta vários desafios, incluindo inflação, estresse do setor bancário e instabilidade geopolítica. O Federal Reserve precisa permanecer atento a todos eles', disse o diretor do Fed Philip Jefferson, em depoimento preparado divulgado na terça-feira para a audiência de confirmação de sua indicação a vice-chair às 11h (horário de Brasília), no Comitê Bancário do Senado.

'A inflação começou a diminuir e continuo focado em retorná-la à nossa meta de 2%.'

A diretora do Fed Lisa Cook busca um mandato completo de 14 anos na diretoria, formada por sete assentos, e Adriana Kugler, diretora executiva dos EUA no Banco Mundial e a primeira indicada à diretoria do Fed de herança hispânica, foi indicada para uma vaga aberta.

Do outro lado do complexo do Capitólio, Powell comparecerá perante o Comitê de Serviços Financeiros da Câmara em uma de suas atualizações de política monetária semestrais programadas regularmente, também às 11h.

Apesar do consenso sobre reduzir a inflação, o Fed também está chegando a um ponto em que as opiniões sobre a necessidade e o momento de aumentos adicionais na taxa de juros podem começar a divergir.

Como aconteceu com os ex-presidentes, a forma como esse debate é resolvido pode fazer a diferença entre uma economia benigna em ano eleitoral e uma corrosiva.

Para Biden, o sucesso ou o fracasso da política monetária do Fed pode significar um 'pouso suave' de crescimento econômico contínuo, inflação mais baixa e desemprego apenas modestamente mais alto, ou pode forçá-lo a fazer campanha diante de um cenário de aumento do desemprego, preços mais altos e taxa de juros punitiva para quem quer comprar uma casa ou um carro ou financiar um negócio.

(Reportagem adicional de Jason Lange)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. membros do fed irao ao …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.