Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Mercearia do Francês: o sentimento provincial em pratos ousados

Restaurante francês mistura um ambiente rústico e uma gastronomia moderna que ganha no sabor e simplicidade

Placeholder - loading - Prato da Mercearia do Francês. - Divulgação
Prato da Mercearia do Francês. - Divulgação

Publicada em  

A culinária francesa é um fenômeno mundial. Criadores de tendências no passado e no presente, os chefs franceses arriscam e criam sabores com técnicas apoiadas nos temperos e muitos outros segredos que cada cozinheiro carrega, tornando único em sua forma de preparar os melhores pratos.

A Antena 1 foi convidada a conhecer a Mercearia do Francês e abaixo você confere as nossas impressões do cardápio e do local.

Menu Mercearia do Francês

A Mercearia do Francês passa a sensação de entrar em um bistrô parisiense. As janelas largas que tomam as paredes deixam o ambiente claro e fresco. O interior com muita madeira e decorações vintage parece levar para um ambiente provinciano de sutileza.

No ano de 2022, a casa completa 17 anos com muitos clientes fiéis e conquistando mais pessoas cada vez com o seu cardápio de dar água na boca e ambiente intimista.

Mercearia do Francês
Toque para aumentar

Como todos os restaurantes, o estabelecimento sofreu durante a pandemia. Passou pelos momentos de maiores restrições graças às famílias amigas que fizeram questão de manter o consumo por delivery de 3 a 4 vezes na semana.

“Aqui é um lugar familiar. Tem família que vem todo o domingo comer aqui”, conta Nonato, metre que está na casa desde outubro de 2005, quando estreou.

Confira a impressão dos nossos repórteres sobre os pratos oferecidos pelo Chef Luis Balon.

LEIA MAIS: KURÂ IZAKAYA: A ELEGÂNCIA DE UM REFÚGIO ZEN EM PLENA FARIA LIMA

Vinícius Novais

O ambiente da Mercearia do Francês te prepara para os sabores que agraciarão sua refeição. A abertura com queijo brie e presunto parma mostra o frescor dos ingredientes, já seus molhos – tanto o pesto quanto o tomate – vem com uma face dos diferentes sabores. A entrada ainda conta com um chutney de manga que reinventa com toques apimentados.

Entradas do menu
Toque para aumentar

A próxima etapa com uma salada de folhas, pepinos e rabanetes chama a atenção pelo molho. Presenças de mostarda, mel, vinagre balsâmico trazem um sentimento de frescor, ao mesmo tempo que entrega um sabor intenso. As misturas, por sua vez, possibilitam novos sabores.

salada de folhas e tomate mercearia do francês
Toque para aumentar

O prato principal chama a atenção pela ousadia. O risoto de parmesão traz o equilíbrio sem deixar o queijo roubar o sabor. A proteína fica por conta de carne suína que, junto a um abacaxi assado, mostra uma face agridoce do prato. Dessa forma, a presença da pimenta não toma o protagonismo e entrega uma nova perspectiva sobre o sabor ardido.

risoto mercearia do frances
Toque para aumentar

Luisa Cardoso

Ao chegarmos, fomos surpreendidos pela bela entrada servida em uma tábua de madeira, na qual encontramos quatro pedaços de presunto parma, extremamente macios e saborosos, para acompanhar, pedaços de queijo Brie incrementaram ainda mais a entrada, juntamente com dois pequenos pastéis recheados que combinaram perfeitamente com chutney de manga (Sugestão Antena 1!), servido conjuntamente aos demais aperitivos.

entradas da Mercearia do Francês
Toque para aumentar

Logo em seguida, dois belos pratos de saladas chegaram à nossa mesa, com folhas de rúcula e alface, temperadas sabiamente com a medida certa de vinagre balsâmico, mostarda com mel, acompanhada com pedaços de torradas crocantes, pepinos, tomate e rabanete. Uma combinação de sabores estonteante.

Na hora mais esperada para muitos, o prato principal entregou muita qualidade e sabor. Um risoto incrivelmente cremoso, grãos de arroz finos proporcionam um sabor leve, mas marcante ao mesmo tempo.

Risoto Mercearia do Francês
Toque para aumentar

Ao lado, belos pedaços de carne suína suculentos, temperados com pequenas, mas ousadas pimentas, oferecendo uma experiência de explosão de sabores já na primeira mordida.

Esse fator deve-se também ao pedaço de abacaxi que acompanha o prato, entre os pedaços de carne. A junção do cítrico da fruta com a carne, proporciona ao cliente um prato surpreendentemente suculento, considerado um dos melhores do restaurante francês.

A parte mais doce da nossa visita foi fornecida pelo formoso pudim, o que parece um desenho, na verdade são respingos de caldas de chocolate meio amargo e também de geleia de morango fresco.

Acompanhado por pedaços de castanhas, farofa doce e uma bela bola de sorvete de creme, inesperadamente saborosa mesmo sendo sútil. Uma explosão açucarada que predomina o paladar, recomendado para aqueles que desejam terminar sua passagem no restaurante o mais doce possível.

Pudim Mercearia do Francês
Toque para aumentar

Uma experiência prazerosa para ir à dois ou com uma grande família, o ambiente acolhedor do restaurante Mercearia do Francês fornece desde a entrada até a sobremesa, pratos saborosos. Você pode visitar o estabelecimento localizado no Higienópolis, de segunda à sexta-feira das 11h30 às 15h, e das 18h às 21h. Sábado das 11h30 às 16h e 18h às 21h, e aos domingos da 11h30 às 17h.


SERVIÇO

Mercearia do Francês

Endereço: Rua Itacolomi, 636 - Higienópolis, São Paulo

Horários: Segunda à sexta-feira das 11h30 às 15h e das 18h às 21h;
Sábado das 11h30 às 16h e 18h às 21h;
Domingos da 11h30 às 17h.

Veja também:

CASOS INFANTIS COVID-19: ENTENDA OS PROBLEMAS ACARRETADOS DEPOIS DO CONTÁGIO

RINGO STARR ANUNCIA NOVAS DATAS PARA SUA TURNÊ DE 2022

Escrito por Luisa Cardoso e Vinícius Caldeira Novais

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. mercearia do frances o …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.