Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Merkel pede resiliência aos alemães durante batalha contra coronavírus

Placeholder - loading - Igreja Gedaechtniskirche, em Berlim 23/04/2020 REUTERS/Annegret Hilse
Igreja Gedaechtniskirche, em Berlim 23/04/2020 REUTERS/Annegret Hilse

Publicada em  

Por Paul Carrel e Michelle Martin

BERLIM (Reuters) - A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, exortou os alemães nesta quinta-feira a mostrarem resistência e disciplina para vencerem a pandemia de coronavírus, que disse ainda estar no início, e pediu um orçamento maior da União Europeia para apoiar a recuperação econômica do bloco.

Merkel receia que a população esteja relaxando os esforços de distanciamento social depois que os governos regionais e federal concordaram em reabrir algumas lojas nesta semana.

A Alemanha tem o quinto maior número de casos de Covid-19 no mundo, atrás de Estados Unidos, Espanha, Itália e França, mas tem tido poucas mortes graças aos exames precoces e abrangentes.

O país relatou 148.046 casos confirmados de coronavírus e 5.094 mortes, mas as cifras mais recentes apontaram para mais pacientes recuperados do que novas infecções.

'É precisamente porque as cifras dão motivo de esperança que me sinto obrigada a dizer que este resultado provisório é frágil. Estamos sobre gelo fino, o gelo mais fino que já se viu', disse Merkel ao Bundestag, a câmara baixa do Parlamento.

'Ainda estamos longe de estar fora de perigo. Não estamos vivendo a fase final da pandemia, mas ainda o início'.

O relaxamento gradual das restrições no país determina que as regras de distanciamento social sejam mantidas até 3 de maio. As escolas começarão a reabrir a partir do dia seguinte, dando prioridade a estudantes do último ano. Os cabeleireiros também poderão reabrir nesta ocasião.

Merkel e líderes nacionais voltarão a se reunir em 30 de abril para estudar como proceder depois de 3 de maio.

A Focus Online, uma revista virtual, noticiou que três Estados --Baixa Saxônia, Renânia do Norte-Vestfália e Baden-Wuerttemberg-- querem aproveitar a reunião para pressionar pelo afrouxamento das restrições a restaurantes, hotéis e varejistas.

Merkel expressou o temor de que alguns Estados estejam sendo 'muito bruscos, para não dizer bruscos demais' ao defender restrições menos severas.

Na quarta-feira, Christian Drosten, o principal virologista do hospital Charité de Berlim, disse que os exames de grande escala ajudaram a nação no começo da crise, mas que, com o abrandamento do isolamento, 'lamento ver que talvez estejamos prestes a perder esta vantagem'.

Varejistas cujas lojas têm até 800 metros quadrados agora podem abrir, assim como concessionárias de carros e bicicletas e livrarias, mas precisam manter um distanciamento social rigoroso e regras de higiene.

(Reportagem adicional de Thomas Escritt)

((Tradução Redação Rio de Janeiro; 55 21 2223-7128))

REUTERS PF

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. merkel pede resiliencia aos …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.