Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Ministério da Defesa da China diz que teve diálogo militar com Otan

Placeholder - loading - Bandeiras da China em Pequim 04/03/2024 REUTERS/Tingshu Wang
Bandeiras da China em Pequim 04/03/2024 REUTERS/Tingshu Wang

Publicada em  

PEQUIM (Reuters) - A China e a aliança militar ocidental Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) realizaram um oitavo diálogo militar sobre política de segurança na quarta-feira em Pequim, de acordo com uma declaração do Ministério da Defesa chinês.

Os dois lados trocaram opiniões sobre questões de defesa entre a China e a Otan, bem como sobre a situação internacional e regional, disse o ministério no comunicado, sem entrar em detalhes.

A reunião foi co-presidida pelo Escritório de Cooperação Militar Internacional da Comissão Militar Central da China e pela liderança do Departamento de Segurança Cooperativa do Estado-Maior Militar Internacional da Otan, acrescentou o comunicado.

A Otan disse que a reunião cobriu os cenários de segurança global e regional, 'com ênfase na invasão ilegal da Ucrânia pela Rússia; segurança marítima; e questões de interesse comum'.

Ambos os lados concordaram com o 'valor do engajamento contínuo', acrescentou em um comunicado em seu site.

A aliança disse no ano passado que, embora a China não fosse uma 'adversária', ela desafiava os interesses, a segurança e os valores dos membros da Otan com suas 'ambições e políticas coercitivas'.

A China rebateu a acusação, dizendo que a Otan havia distorcido a posição e as políticas chinesas, e a imprensa estatal chinesa chamou a Otan de um 'grave' desafio à paz e à estabilidade globais.

O diálogo ocorre uma semana depois que a Suécia se juntou à aliança militar, abandonando uma política de não alinhamento de longa data para obter maior segurança dentro do bloco após a invasão da Ucrânia pela Rússia em 2022.

A última rodada dessas conversas foi em fevereiro do ano passado na sede da Otan em Bruxelas.

(Por Albee Zhang, Liz Lee e Laurie Chen)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. ministerio da defesa da china …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.