Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

MODA NO METAVERSO: ENTENDA MAIS SOBRE A ASCENÇÃO DO METAFASHION

O metaverso impulsionou as marcas para o futuro de maneira intencional e significativa

Placeholder - loading - Acessórios de mulher em formato digital. - iStock
Acessórios de mulher em formato digital. - iStock

Publicada em  

A moda virtual e digital vem se transformando e conquistando cada vez mais seu espaço. Seja em colaborações de casas de luxo com jogos de videogame com o Fortnite, ou em desfiles de moda digitais, que aconteceram principalmente por causa da pandemia. A moda está onde as pessoas estão, por isso não é surpresa que a moda no Metaverso esteja se tornando realidade.

Imagem de conteúdo da notícia "MODA NO METAVERSO: ENTENDA MAIS SOBRE A ASCENÇÃO DO METAFASHION" #1
Toque para aumentar

Para nos aprofundarmos mais no assunto, primeiro precisamos entender o significado das expressões ‘Metaverso’ e ‘NFTS’.

O que é Metaverso?

A ideia do conceito Metaverso representa a possibilidade de acessar uma espécie de realidade paralela, em alguns casos ficcional, em que uma pessoa pode ter uma experiência de imersão de modo digital.

Basicamente, não é algo concreto, mas busca passar uma sensação de realidade, e possui toda uma estrutura no mundo real para isso, incrível, não é?

O termo ficou ainda mais em alta, quando o Facebook anunciou em 2021 a meta de se tornar uma “empresa de metaverso” em até cinco anos.

O que é NFTs?

Os NFTs, sigla em inglês para “non-fungible tokens”, que são “tokens não fungíveis” traduzidos para o português, são um tipo de investimento digital, que só existe no mundo digital.

São diferentes tipos de “produtos” criados por diversos tipos de pessoas, que são colocados à venda. Após efetuar a compra e adquirir esse “produto”, se tornam, de certa forma, propriedade exclusiva do investidor.

Por meio do sistema de blockchain, a pessoa que possuir uma obra digital, o tal do “produto”, terá um código, onde fideliza e assegura que a compra será apenas do comprador.

Imagem de conteúdo da notícia "MODA NO METAVERSO: ENTENDA MAIS SOBRE A ASCENÇÃO DO METAFASHION" #2
Toque para aumentar

Um bom exemplo do que são NFTs no mundo da moda digital, são os tênis virtuais lançados pela Gucci no início do ano de 2021, totalmente virtual. O item pode ser adquirido no aplicativo da grife italiana por US$ 12, e é o resultado de uma parceria com a Wanna, empresa de moda especializada no marketing em realidade aumentada.

O modelo foi desenhado por Alessandro Michele, diretor criativo da Gucci, especialmente em ambientes virtuais. Seu lançamento é parte da iniciativa “Gucci Sneaker Garage”, a nova seção no aplicativo da companhia.

Após a compra do Gucci Virtual 25, é possível visualizar o tênis diretamente nos pés por meio do aplicativo Wanna, além de também ser possível usar em outros ambientes virtuais parceiros, como Roblox e VRChat.

Confira:



Outro exemplo recente, são as MetaBirkins – interpretações virtuais da bolsa mais almejada e cara do mundo.

Como citamos acima, jogos de videogame como o Fortnite também abraçaram trazer o mundo da moda para o digital. Recentemente, a Balenciaga lançou uma coleção dentro do jogo, com skins e peças que podem ser compradas tanto no físico como digital.

As inovações não pararam por aí, na coleção seguinte, a marca apresentou mais uma vez sua coleção dentro de um videogame, que recebeu o nome Afterworld: The Age Of Tomorrow. Confira as coleções:

Imagem de conteúdo da notícia "MODA NO METAVERSO: ENTENDA MAIS SOBRE A ASCENÇÃO DO METAFASHION" #3
Toque para aumentar

Como podemos ver, o metaverso é o próximo grande investimento da moda, provavelmente impulsionando as marcas para o futuro de maneira intencional e significativa.

A moda digital está atualmente no centro da comunidade blockchain, pois eles veem o valor dos recursos avançados que vêm dos exemplos de superação das adversidades na mão de obra informatizada e no espaço NFT.

Compras digitais

Principalmente por conta da pandemia, marcas e grandes eventos de moda se tornaram virtuais, e o mesmo aconteceu com as roupas. Não apenas para varejistas e marcas de luxo, priorizando o comércio eletrônico, lançaram os showrooms digitais.

Atualmente, já não é mais preciso tentar imaginar para visualizar as peças de roupa no seu corpo, agora elas podem interagir virtualmente com qualquer peça de roupa. É possível dar uma olhada em 360 graus em um produto.

Imagem de conteúdo da notícia "MODA NO METAVERSO: ENTENDA MAIS SOBRE A ASCENÇÃO DO METAFASHION" #4
Toque para aumentar

Veja também: NEW KIDS ON THE BLOCK LANÇA NOVO VÍDEO DE “BRING BACK THE TIME”

THE WEEKND: “SAVE YOUR TEARS” É O SINGLE MAIS VENDIDO DO MUNDO EM 2021

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. moda no metaverso entenda …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.