Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Mourão diz que narcotráfico pode estar envolvido com garimpo no Madeira; PF e Marinha vão agir

Placeholder - loading - Balsas de garimpeiros no rio Madeira 23/11/2021 REUTERS/Bruno Kelly
Balsas de garimpeiros no rio Madeira 23/11/2021 REUTERS/Bruno Kelly

Publicada em  

Por Lisandra Paraguassu

BRASÍLIA (Reuters) - O vice-presidente Hamilton Mourão disse nesta quinta-feira que a Polícia Federal e a Marinha preparam uma ação de repressão aos garimpeiros ilegais que estão atuando no rio Madeira, no Estado do Amazonas, e afirmou que existe uma suspeito de envolvimento do tráfico de drogas.

'A Polícia Federal e a Marinha já estão se preparando para agir', disse Mourão a jornalistas em Brasília, depois que centenas de balsas de garimpeiros foram avistadas no Madeira.

'Nós temos tido vários informes de que o narcotráfico, essas quadrilhas que agem no Centro-Sul do país, na ordem de proteger suas rotas subiram para lá, e uma das formas de eles se manterem é apoiando ações dessa natureza. Até porque esse ouro é extraído ilegalmente e é um ativo que eles podem trocar por drogas', acrescentou.

Indagado se a ação da PF e da Marinha contará com a presença de órgãos de fiscalização ambiental, o vice-presidente chegou a mencionar o Ibama, mas em seguida disse que a presença mais importante neste caso é da Marinha e afirmou que a força naval poderá apreender embarcações ilegais.

'O principal ali é a Marinha. A Marinha tem que verificar quem está com a embarcação ilegal e quem estiver ilegal vai ter a embarcação apreendida', disse Mourão, que comanda o Conselho da Amazônia.

Imagens feitas pela Reuters e pelo Greenpeace no rio mostraram na quarta-feira as balsas equipadas com bombas de água amarradas juntas em filas que quase atravessam todo o largo rio Madeira. Uma testemunha da Reuters avistou fumaça de escapamento indicando que estão aspirando ouro no leito do rio. Segundo o Greenpeace, havia ao menos 300 balsas e elas estavam no local há duas semanas, sem que as autoridades tomassem medidas.

(Reportagem adicional de Eduardo Simões, em São Paulo)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. mourao diz que narcotrafico …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.