Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Mudança climática impulsiona seca recorde na Floresta Amazônica, diz estudo

Placeholder - loading - Pesquisadores do Instituto Mamiraua de Desenvolvimento Sustentável recuperam um boto morto no Lago Tefé, que deságua no rio Solimões, afetado por altas temperaturas e seca no Amazonas 03/12/2023 REUTE
Pesquisadores do Instituto Mamiraua de Desenvolvimento Sustentável recuperam um boto morto no Lago Tefé, que deságua no rio Solimões, afetado por altas temperaturas e seca no Amazonas 03/12/2023 REUTE

Publicada em  

Por Jake Spring

SÃO PAULO (Reuters) - A mudança climática é a principal responsável por uma seca recorde na Floresta Amazônica que drenou rios, matou botos ameaçados de extinção e alterou a vida de milhões de pessoas na região, informou estudo publicado nesta quarta-feira.

O aquecimento global tornou a seca 30 vezes mais provável, impulsionou temperaturas extremamente altas e contribuiu para a redução das chuvas, apontou análise da World Weather Attribution, um grupo internacional de cientistas. O estudo se concentrou no período entre junho e novembro do ano passado.

A seca que atingiu todos os nove países da Floresta Amazônica -- incluindo Brasil, Colômbia, Venezuela e Peru -- deve piorar em 2024 após a temporada de chuvas começar a retroceder em maio, já haviam afirmado cientistas no ano passado à Reuters.

A proteção da Amazônia, maior floresta tropical do mundo, é considerada vital para conter as mudanças climáticas devido às enormes quantidades de gases do efeito estufa que suas árvores absorvem. A seca reduziu os níveis dos rios em áreas da região aos mais baixos patamares já registrados.

'Deveríamos estar muito preocupados com a saúde da Floresta Amazônica', disse a co-autora do estudo e pesquisadora da Universidade Federal de Santa Catarina, Regina Rodrigues.

Pesquisadores disseram que a seca pode agravar os incêndios florestais, o que, em combinação com as mudanças climáticas e o desmatamento, pode empurrar a Amazônia mais rapidamente a um ponto de não retorno, após o qual o bioma seca e deixa de ser uma exuberante floresta tropical.

O aquecimento periódico no leste do Oceano Pacífico conhecido como El Niño também contribuiu para a redução das chuvas, mas não para as temperaturas mais altas, afirma o estudo.

Embora a região tenha passado por pelo menos três secas intensas nos últimos 20 anos, o alcance desta seca foi sem precedentes e afetou toda a Bacia Amazônica, disse Rodrigues.

No Brasil, um grande afluente do rio Amazonas chegou ao seu nível mais baixo desde o início dos registros, em 1902, com riachos menores virtualmente desaparecendo.

'As hidrovias secaram em questão de meses. As pessoas foram forçadas a fazer grandes jornadas, arrastando barcos por trechos secos do rio, para acessar alimentos, remédios e outros bens essenciais', disse a pesquisadora do Centro Climático da Cruz Vermelha, baseado na Holanda, e co-autora do estudo, Simphiwe Stewart.

Pesquisadores no Brasil disseram que os baixos níveis de água e as altas temperaturas levaram às mortes de pelo menos 178 botos cor-de-rosa do rio Amazonas ano passado. Milhares de peixes também morreram devido aos baixos níveis de oxigênio nos afluentes do Amazonas.

(Reportagem de Jake Spring)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. mudanca climatica impulsiona …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.