Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Mudar o backstop irlandês é única forma de selar o Brexit, diz chanceler britânico

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Mudar o backstop irlandês é única forma de selar o Brexit, diz chanceler britânico"

Publicada em  

BERLIM (Reuters) - Fazer alterações no polêmico backstop irlandês é única forma de conseguir um acordo de separação do Reino Unido da União Europeia, disse o ministro das Relações Exteriores britânico, Jeremy Hunt, antes de a primeira-ministra, Theresa May, viajar a Bruxelas nesta quarta-feira para tentar salvar seu acordo de divórcio com o bloco.

O pomo da discórdia nas negociações do Brexit é o chamado backstop, uma apólice de seguro para evitar a volta de longas verificações na delicada fronteira entre a província britânica da Irlanda do Norte e a Irlanda, membro da UE.

Hunt pediu 'uma mudança simples e importante' no backstop, 'mas uma que garanta o futuro do acordo de paz da Sexta-Feira Santa de Belfast', acrescentando: 'Se pudermos fazer esta mudança, temos confiança de que conseguiremos aprovar este acordo'.

'Esta é realmente a única maneira de resolver a situação atual', disse ele durante uma sessão de perguntas e respostas depois de discursar no Konrad Adenauer Stiftung em Berlim.

May volta a Bruxelas nesta quarta-feira na esperança de que o chefe da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, se mostre mais conciliador do que ultimamente para salvar seu acordo para o Brexit.

Hunt disse que a 'coisa crítica' é que o procurador-geral britânico, Geoffrey Cox, precisa ser capaz de mudar seu conselho ao Parlamento, que 'atualmente diz que é possível, senão provável, que o Reino Unido possa, pelos arranjos atuais do backstop, ficar preso à união alfandegária para sempre contra a sua vontade'.

'Esta é a questão com a qual os parlamentares têm dificuldade', disse.

Pedindo uma 'liderança generosa e perspicaz', Hunt disse: 'Devemos fazer tudo que pudermos para que se chegue a um acordo'.

O chanceler disse que 'uma saída suave e ordeira é profundamente necessária', mas que não vê muito sentido em prorrogar as negociações para além da saída planejada da UE no dia 29 de março.

'A questão de uma prorrogação é se isso realmente resolve algo', disse. 'A última coisa que as pessoas do Reino Unido e da Europa querem é uma paralisia do Brexit. Acho que as pessoas querem ir em frente'.

(Por Michelle Martin e Madeline Chambers)

Escrito por Thomson Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. mudar o backstop irlandes e …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.