Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
    Veja todas as Notícias.

    Museu do Ipiranga anuncia cursos gratuitos com certificado USP

    Cursos serão ministrados online e tratarão sobre a história da arte no Brasil

    Placeholder - loading - Museu - Faixada do museu
    Museu - Faixada do museu

    Publicada em  

    Em processo de reabertura, o Novo Museu do Ipiranga, unidade de ensino e pesquisa da USP, estará disponibilizando dois cursos gratuitos com certificados da Universidade. Os cursos serão sobre ‘A pintura "Independência ou Morte!": significados e a sua materialidade’ e ‘Exposição de obras em papel: conservação, critérios e decisões’. Os cursos ocorrerão nos dias 9 e 10 e 23 e 24 de novembro, respectivamente. 

    Para participar é necessário realizar a inscrição no Sistema Apolo da USP até os dias 05/11 (para o primeiro curso) e 19/11 (para o segundo). Cada curso contará com 400 vagas, sendo 50% delas destinadas a alunos e professores da rede pública, que devem enviar o documento de comprovação de atividade para cursosmp@usp.br. Se as inscrições ultrapassarem o número de vagas, será realizado um sorteio para decidir quem irá participar. 

    Os participantes devem cumprir toda a carga horária de seis horas dos cursos, que será dividida em dois dias, para receber o certificado na área de Difusão Cultural. 

    Sobre os cursos 

    O primeiro curso, ‘A pintura "Independência ou Morte!": significados e a sua materialidade’, tratará sobre um dos quadros mais famosos da história de nosso país, que foi realizado pelo célebre pintor Pedro Américo em homenagem ao imperador Dom Pedro I, e funciona até hoje como uma forma de engrandecer a figura do monarca e o processo de independência do país, como um grande caso propagandístico. 

    Nas aulas também serão tratadas as influência que o artista teve para pintar o quadro, bem como sua associação com o regime imperial e com a cidade de São Paulo em si, além dos processos de restauração e de manutenção da obra. O quadro está no Monumento mesmo antes dele ser inaugurado como Museu Paulista em 1895.

    Toque para aumentar

    Já o segundo, ‘Exposição de obras em papel: conservação, critérios e decisões', tratará do funcionamento da curadoria e da formação de exposições artísticas. Bem como se deve imaginar, não é nada fácil escolher as obras que formarão uma exposição, bem como o tempo em que ficarão disponíveis ao público e a forma de exibição. 

    Para esclarecer mais sobre esse assunto e aprofundar os conhecimentos dos alunos, as aulas ministradas pela professora Ina Herbert trarão informações sobre todo esse processo. Também serão dados exemplos a partir do próprio processo de abertura do Novo Museu do Ipiranga.

    Sobre o Museu Paulista 

    O Museu Paulista da Universidade de São Paulo, conhecido popularmente simplesmente por Museu do Ipiranga, é o mais antigo museu da cidade. Ele foi fundado em 7 de setembro de 1895 para ser um símbolo da independência do país, funcionando como um museu de história natural.

    O local está sob gestão da USP desde 1963, servindo para desenvolver os pilares universitários da pesquisa, a educação e a extensão. Fechado em 2013, sua reabertura está prevista para setembro de 2022, e esperamos ansiosamente para que ocorra dentro deste prazo!

    Veja também:

    4º edição da Festa Literária da Penha homenageia escritora Carolina Maria de Jesus 

    Museu do Ipiranga anuncia cursos gratuitos com certificado USP

    Últimas Notícias

    1. Home
    2. noticias
    3. museu do ipiranga anuncia …

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.