Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Música melhora exercícios, aponta estudo

A descoberta veio de um estudo de universidades europeias e americanas

Placeholder - loading - Mulher feliz com fones de ouvido em um campo. - iStock
Mulher feliz com fones de ouvido em um campo. - iStock

Publicada em  

J.Matt McCrary, Eckart Altenmüller, Clara Kretschmer, Daniel S. Scholz são cientistas, doutores e PHDs em assuntos que misturam música e medicina. Em seu último artigo, publicado em 22 de março de 2022, o grupo constatou grandes alterações estatísticas e clínicas em relação ao benefício causado pela música na saúde. Os dados finais não dão explicam claramente como o feito ocorre.

O artigo reúne dados de 26 estudos que contaram com 779 participantes de diversos países. Brasil, Australia, China, Itália, Reino Unido e EUA, além de outros foram reunidos em 22 estudos sobre populações doentes e 4 sobre populações saudáveis. Os resultados dos estudos foram comparados e tratados de forma individual para que o artigo fosse escrito chegando a sua finalidade.

exercício e música
Toque para aumentar

As intervenções musicais na vida dos pacientes dos testes variavam entre vários tipos. Escutar música, terapia musical e expressão religiosa através da música, foram alguns das formas. Os resultados dos estudos que geraram o artigo tiveram uma alta taxa de confiabilidade: 61% foram categorizados entre bom e médio.

Qual a diferença no dia a dia?

Os pesquisadores notaram que a música associada a tratamentos médicos gera uma melhora na performance. Isso se dá tanto em tratamentos físicos - fisioterapias, meditações - quanto medicamentosos.

idosa fazendo fiterapia com profissional

As condições que tiveram seu tratamento auxiliado pela música variam bastante. Quadros de obesidade foram melhorados quando a música foi adicionada aos exercícios de resistência, já no caso dos idosos a fisioterapia para tratar osteoporose e osteoartrite no joelho teve seus resultados melhorados pela presença de música no tratamento.

É importante frisar que não foi possível afirmar que cada um tem m organismo diferente e os efeitos podem ser maiores ou menores de acordo com a subjetividade do organismo de cada um. Será necessário que mais estudo se sucedam para que se cheguem a resultados mais precisos.

DICA ANTENA 1

3 músicas para fazer exercícios

Never Gonna Rain

A faixa que faz parte do álbum do canadense Bryan Adams pode ajudar todos em seus exercícios. Guitarras animadas e as baterias potentes são o estimulo necessário para exercícios mais pesados.

New Light

New Light é a contribuição de John Mayer para exercícios mais calmos. O clima mais austero da faixa se adequa a alongamentos e é perfeita para fisioterapias.

When Your Gone

O último lançamento de Shawn Mendes se encaixa em corridas e caminhadas. Seu ritmo crescente cabe bem na transição entre o aquecimento e o exercício principal. Sua construção com as guitarras agudas e as batidas eletrônicas contribuem para o bom ritmo dos passos.

Veja também:

SAIBA AS DICAS MUSICAIS DESSA SEMANA NA ANTENA 1 (28/03 A 01/04)

ROTEIRO DE VIAGEM POR PARIS

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. musica melhora exercicios …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.