Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Músicas que você provavelmente não sabia que são versões

Relembre as versões originais que inspiraram hits de sucesso

Placeholder - loading - Abba e Madonna em seus respectivos cenários. - Divulgação
Abba e Madonna em seus respectivos cenários. - Divulgação

Publicada em  

Sabe aquela sensação que temos quando escutamos uma canção pela primeira vez e ficamos nos perguntando se conhecemos aquela melodia de algum lugar? Isso é muito comum já que na indústria musical, muitos dos artistas, sem eles nacionais ou internacionais, tendem a aproveitar os chamados “samples” de canções que os agradem e o incluem em suas produções, devidamente creditados.

Muitas vezes as versões originais, por serem inspiradoras e/ou de grande sucesso, acabam sendo alvo de interesse e de admiração de outros grandes artistas que se dispõem a produzir suas canções em cima delas. Pela tradução literária da palavra “sample”, significa “amostra”, ou seja, o sample musical é basicamente o trecho de um single que será trabalhado e utilizado na composição de outra canção.

Veja abaixo alguns exemplos de músicas que provavelmente você não sabia que foram utilizados samples de outros artistas, ou músicas que você não sabia que tem outras versões, e que ficará ainda mais surpreso quando descobrir de quem pertence a versão original:

‘Emotions’ (Mariah Carey) > ‘Emotionless’ (Drake)

O single “Emotions” foi lançado pela icônica, também conhecida como Rainha do Natal, cantora, compositora e produtora musical Mariah Carey em setembro de 1991. A faixa, que é claramente influenciada pela música disco dos anos 70, fez um tremendo sucesso na época, tanto que debutou no topo do ranking “The Hot 100” da Billboard.

Quase 27 anos depois, o cantor e rapper canadense Drake lançou o single "Emotionless", em junho de 2018, o qual continha não só o sample da canção de Mariah, mas como também os próprios vocais da cantora. Quando lançado o single, a artista americana, que recebeu os devidos créditos de composição pela amostragem, chegou a compartilhar em suas redes sociais o quanto gostou da versão de Drake.




‘Maria Maria’ (Santana) > ‘Wild Thoughts’ (Dj Khaled feat. Rihanna)

“Maria Maria” é um single da banda Santana, formada por uma série de integrantes que acompanham o guitarrista mexicano Carlos Santana, com a participação do grupo The Product G&B. Lançada em novembro de 1999, a música fez tanto sucesso que poucos meses depois, em abril de 2000, ficou em primeiro lugar na Billboard Hot 100 durante dez semanas consecutivas. Além disso, o hit foi premiado nesse mesmo ano com um Grammy na categoria “Melhor Performance Pop por um Duo ou Grupo com Vocal”.

Após 18 anos desde “Maria Maria”, foi a vez do Dj americano de origem palestina conhecido como Dj Khaled, a lançar sua versão inspirada na música em junho de 2017. Em colaboração com Bryson Tiller e Rihanna, a canção “Wild Thoughts” foi composta por esses três em conjunto também com o rapper canadense PartyNextDoor.

As incorporações da original são claras e foram colocadas em extrema harmonia com as vozes de Bryson e Rihanna se encaixando perfeitamente nos vocais, resultando em uma produção incrível que também foi creditada devidamente.

Em uma entrevista a Billboard, em 2017, Carlos Santana e Wyclef Jean, um dos compositores da canção original, elogiaram bastante a nova versão:

“Há uma razão pela qual o contagiante groove/tema que Wycleaf e eu criamos para ‘Maria Maria’ ainda ecoa atualmente. Fala ao coração. DJ Khaled, Rihanna e Bryson pegaram essa vibe a levaram a uma nova dimensão com ‘Wild Thoughts’, mas o groove e a essência da música [‘Maria Maria] ainda está intacta”



‘Gimme! Gimme! Gimme! (A Man After Midnight)’ (ABBA) > ‘Hung Up’ (Madonna)

A canção original da inigualável banda sueca “Gimme! Gimme! Gimme! (A Man After Midnight)”, lançada no ano de 1979, também foi homenageada por uma das grandes figuras da indústria da música, a Rainha do Pop, Madonna. Desde a versão do ABBA, a artista americana utilizou os acordes da canção para seu single “Hung Up”, lançado em outubro de 2005.

Mas, esse processo não foi nada fácil para a artista, já que, segundo ela em uma entrevista para a revista Attitude na época, ela teve que praticamente implorar, através de uma carta, para os compositores da banda, Benny Andersson e Björn Ulvaeus, que muito raramente autorizavam esse uso de suas músicas para outras bandas e profissionais.



‘Every Breath You Take’ (The Police) > ‘I’ll Be Missing You’ (Puff Daddy)

O single é de uma das bandas inglesas de rock mais aclamadas na década de 70 e 80, The Police, formada por Sting, Andy Summers e Stewart Copeland. Escrita pelo próprio vocalista do grupo, 'Every Breath You Take' foi lançada em maio de 1983, sendo considerada um grande hit naquele ano. Devido a isso, a faixa entrou para topo da Billboard Hot 100 e ficou no topo durante oito semanas e no UK Singles Chart durante quatro semanas.

Depois de 14 anos, 'I’ll Be Missing You’ foi lançado pelo rapper norte-americano Puff Daddy - hoje conhecido como Diddy - Faith Evans e pela banda 112, em memória ao falecimento de Notorious B.I.G., em 9 de março de 1997.

A base rítmica da música possui um sample do maior sucesso da banda britânica. E é claro que essa nova versão também teve grande destaque chegando ao topo das principais paradas globais e nas premiações, como por exemplo em 1997 ganhou um prêmio da Billboard na categoria de Melhor Música Rap, e em 1998 ganhou um Grammy de Melhor Performance Rap por um Dueto ou Grupo.



‘(I’ve Had) The Time Of My Life’ (Bill Medley e Jennifer Warnes) > ‘The Time’ (Black Eyed Peas)

A clássica trilha sonora do filme “Dirty Dancing” foi gravada pelos cantores americanos Bill Medley e Jennifer Warnes, no ano de 1987. O seu sucesso foi instantâneo e tomou proporções gigantescas, fazendo o single a ser prestigiado com uma série de prêmios renomados: Oscar de Melhor Canção Original (1988), Prêmio Globo De Ouro: Melhor Canção Original (1988) e Grammy Awards: Melhor Performance Vocal Pop de Duo ou Grupo (1988).

Depois de 23 anos, um dos grupos de Hip Hop mais adorados da última década, Black Eyed Peas, lançou em novembro de 2010 a canção “The Time (Dirty Bit)”, a qual continha amostras da música ‘(I’ve Had) The Time Of My Life’.

E é claro que a nova versão alcançou o topo de dezenas de paradas ao redor do mundo, como Brasil, Estados Unidos, Canadá, Espanha, Itália, Nova Zelândia, Austrália, etc.


“Starman” (David Bowie)> "O Astronauta de Mármore" (Nenhum de Nós)

O single do Camaleão do Rock, em outras palavras David Bowie, foi lançado no ano de 1972 para compor, mais tarde, o álbum conceitual “The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars”.

Menos 17 anos depois, em 1989, a banda gaúcha brasileira chamada “Nenhum de Nós”, chegou a gravar a versão em português com o título "O Astronauta de Mármore". Segundo o vocalista do grupo, Thedy Correa, em uma entrevista concedida a revista BIZZ, uma das mais renomadas entre as décadas de 80 e 90, a canção foi apresentada ao próprio David que a aprovou.



“The Power of Love” (Jennifer Rush) > “The Power of Love” (Celine Dion)

A canção foi coescrita e originalmente gravada pela cantora e compositora norte americana Jennifer Rush em dezembro do ano de 1984, sendo considerada um dos grandes hits da época.

No ano seguinte, em 1985, “The Power of Love” marcou presença em diversas paradas musicais, alcançando o topo do ranking UK Singles Chart e sendo considerada a canção mais vendida do ano no Reino Unido, fazendo a musicista se tornar a primeira artista feminina a ter uma música que tenha vendido um milhão de cópias no país.

Em 1993, em menos de 10 anos depois, a canadense Celine Dion regravou a faixa e é claro que abalou tantos os seus fãs como os fãs de Jennifer pelos vocais incríveis e o trabalho impecável que Celine fez com a música.

Além disso, houve outros artistas que também fizeram suas próprias versões da música, como Laura Branigan (1987) e Air Supply (1985).



The Wanderer (Dion & The Belmonts)>Lobo Mau (Roberto Carlos)

A canção foi composta pelo cantor norte-americano Ernie Maresca e gravada originalmente por Dion DiMucci, no ano de 1961, considerada uma das melhores canções de todos os tempos pela revista estadunidense Rolling Stone.

E é claro que pelo sucesso tremendo que ela fez, dezenas de artistas pelo mundo regravaram a música, mas o que nós brasileiros estamos mais familiarizados é “Lobo Mau” do artista brasileiro Roberto Carlos, lançada em 1965. O curioso é que na época, como muitos brasileiros não tinham conhecimento da canção original, pensava-se que a versão de Roberto era original dele.



La Mia Storia Tra Le Dita (Gianluca Grignani)> Quem de Nós Dois (Ana Carolina)

A canção original é do cantor italiano Gianluca Grignani, lançada no ano de 1994, foi interpretada pela primeira vez no Festival de Sanremo. Ele mesmo também gravou mais uma versão em espanhol no ano seguinte, intitulada "Mi Historia Entre Tus Dedos".

7 anos depois do lançamento, já havia outras versões em outras línguas, entre elas a mais conhecida aqui no Brasil é da cantora Ana Carolina, intitulada “Quem de Nós Dois”. A canção foi considerada como um dos maiores sucessos de sua carreira. Além disso, alguns anos antes outro cantor brasileiro também chegou a fazer sua própria versão, José Augusto dando nome como “Minha História”.



“Passenger” (Iggy Pop)> “Passageiro” (Capital Inicial)

A canção gravada em 1977 pelo cantor de rock Iggy Pop, “Passenger”, foi escrita pelo guitarrista Ricky Gardiner, além de ser baseada em um poema do músico e compositor norte americano Jim Morrison.

Em entrevista concedida ao jornal britânico The Guardian, na época, Iggy falou sobre suas inspirações da canção. O curioso é que segundo ele uma viagem com David Bowie em turnê o inspirou.

Porém, em 1991, a banda brasileira de rock Capital Inicial lançou sua versão em português, batizada como “Passageiro” - que fez um grande sucesso e ainda faz nos dias de hoje!



Veja também:

"LUV I LUV": JANET JACKSON LANÇA NOVA MÚSICA EM DOCUMENTÁRIO

VOLTA ÀS AULAS: RETORNO PRESENCIAL DEVE SER OPCIONAL COM AUMENTO DA ÔMICRON?

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. musicas que voce …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.