Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Músicos em Destaque: Quem é Carol Kaye?

A baixista e guitarrista que participou de milhares de discos, incluindo sucessos do Righteous Brothers e Beach Boys

Placeholder - loading - Músicos em Destaque: Quem é Carol Kaye.Divulgação
Músicos em Destaque: Quem é Carol Kaye.Divulgação

Publicada em  

Quando a baixista/guitarrista Carol Kaye fez sua estreia como instrumentista em 1957, em uma sessão com Sam Cooke, ela se via simplesmente como uma mãe trabalhadora que precisava sustentar seus filhos. "Eu sabia que aquilo trazia dinheiro e eu tinha dois filhos para cuidar", disse ela em uma entrevista com a Far Out.

Carol Kayne.Divulgação
Toque para aumentar

Kaye nasceu de pais músicos profissionais da classe trabalhadora e, aos nove anos, após o divórcio de seus pais, começou a trabalhar para ajudar a família, pagando suas próprias aulas de violão. Aos quatorze anos, já era uma profissional, auxiliando seu professor de violão nas aulas e se apresentando em shows de jazz na região de Long Beach.

Seu trabalho no jazz a levou à sessão com Cooke, o que marcou o início de uma carreira que abrangeu mais de 10 mil sessões de guitarra e baixo para gigantes da música como o álbum "Pet Sounds" dos Beach Boys, além de contribuições para faixas de Stevie Wonder, Frank & Nancy Sinatra, Quincy Jones, Tina Turner, Righteous Brothers, Cher e Joe Cocker, entre muitos outros.

Ela se tornou a baixista mais gravada da história e também criou trilhas sonoras notáveis para cinema e televisão. No mundo do cinema, ela contribuiu com uma das canções mais famosas do filme "Missão: Impossível".

Em uma entrevista com a Music Radar, ela descreve a vida nas sessões dos anos 60 como uma espécie de linha de montagem, onde três ou quatro encontros por dia eram a norma. "Depois de um tempo, isso se tornou rotina", disse ela, "mas não era como se estivéssemos fazendo donuts. Estávamos gravando discos e muitos deles se tornaram sucessos. Quantas pessoas podem ir para casa e dizer: 'Sim, toquei com Frank Sinatra hoje' ou 'Gravamos uma música incrível para os Beach Boys esta tarde'? Não muitas, eu imagino”.

Como uma das poucas mulheres a encontrar trabalho consistente e respeitado no mundo das sessões musicais, ela é vista hoje como uma pioneira que quebrou barreiras para outras instrumentistas, como June e Jean Millington, Bobbye Hall e Sandra Crouch.

Confira algumas das gravações clássicas que Carol Kaye considera suas melhores:

- Tina Turner - "River Deep Mountain High"

- Barbra Streisand - "The Way We Were"

- Righteous Brothers - "Unchained Melody"

- Beach Boys - " Wouldn't It Be Nice”

- Nancy Sinatra - "These Boots Are Made for Walking"

- Ritchie Valens - "La Bamba"

Veja também:

TBT: HÁ 38 ANOS OCORRIA O PRIMEIRO SHOW DO FARM AID

ROLLING STONES FARÁ DOCUMENTÁRIO SOBRE NOVO ÁLBUM

Descontos especiais para distribuidores

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. musicos em destaque quem e …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.