alexametrics
Capa do Álbum: Antena 1
ANTENA 1A RÁDIO ONLINE MAIS OUVIDA DO BRASIL

    Nasa cancela primeira caminhada espacial totalmente feminina por falta de trajes adequados

    Por Thomson Reuters

    Placeholder - loading - news single img

    Por Sonia Elks

    LONDRES (Thomson Reuters Foundation) - O que deveria ter sido um salto gigantesco para a humanidade virou um tropeço no caminho da igualdade, depois que a Agência Aeroespacial dos Estados Unidos (Nasa) cancelou a primeira caminhada espacial só de mulheres por falta de trajes do tamanho certo.

    Anne McClain e Christina Koch entrariam nos livros de história na sexta-feira, durante a última semana do Mês das Mulheres. No entanto, Anne terá que dar lugar na missão para seu colega Nick Hague, anunciou a Nasa na noite de segunda-feira.

    'Os administradores da missão decidiram ajustar as tarefas, devido em parte à disponibilidade de trajes espaciais na estação', disse a Nasa em um comunicado.

    'McClain percebeu durante sua primeira caminhada espacial que um torso duro de tamanho médio --essencialmente a camisa do traje espacial-- lhe serve melhor. Como só um torso de tamanho médio pode ser preparado até a sexta-feira, 29 de maço, Koch o usará'.

    Quase 60 anos após o primeiro ser humano ir ao espaço, menos de 11 por cento das mais de 500 pessoas que já fizeram viagens espaciais foram mulheres, e as equipes de caminhada espacial sempre foram ou masculinas ou mistas.

    Anne e Christina foram parte da classe de 2013 da Nasa, que tinha 50 por cento de mulheres.

    A Nasa disse que a decisão de mudar o plano foi tomada juntamente com Anne após uma caminhada espacial na semana passada.

    'Anne treinou com M e G e achou que poderia usar um grande, mas depois da caminhada espacial de sexta-feira decidiu que um médio veste melhor', escreveu a porta-voz Stephanie Schierholz no Twitter.

    'Neste caso, é mais fácil (e mais rápido!) mudar os caminhantes espaciais do que reconfigurar o traje espacial'.

    O anúncio da Nasa causou decepção e revolta em muitas pessoas que acompanhavam a missão muito aguardada nas redes sociais, e algumas argumentaram que uma caminhada espacial só de mulheres já deveria ter acontecido.

    Outras disseram que estão tristes por ver um momento marcante na exploração espacial feminina ser adiado, mas que a segurança vem em primeiro lugar.

    Mas 'uma caminhada espacial só de mulheres irá acontecer eventualmente', escreveu Emily Lakdawalla, editora-sênior da entidade norte-americana sem fins lucrativos The Planetary Society.

    1. Home
    2. noticias
    3. nasa cancela primeira …

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.