Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Negociações sobre acordo nuclear com Irã recomeçam com divergências sobre enriquecimento

Placeholder - loading - Bandeira do Irã em Viena 01/03/2021 REUTERS/Lisi Niesner
Bandeira do Irã em Viena 01/03/2021 REUTERS/Lisi Niesner

Publicada em  

Por Parisa Hafezi

DUBAI (Reuters) - Irã e potências globais retomaram conversas nesta quinta-feira para ressuscitar um acordo nuclear de 2015, um esforço possivelmente complicado pela decisão de Teerã de aumentar o enriquecimento de urânio e pelo que a República Islâmica classifica como uma sabotagem israelense em uma instalação nuclear.

Ofuscando as negociações em Viena, Teerã anunciou na terça-feira sua decisão de enriquecer urânio a uma pureza de 60%, um grande passo rumo aos 90% necessários para o material usado em armas, em reação a uma explosão na instalação crucial de Natanz no domingo.

Os Estados Unidos e as partes europeias do acordo chamara a medida de uma 'provocação' e alertaram que a decisão sobre o enriquecimento vai contra os esforços para reativar o pacto abandonado por Washington três anos atrás.

O presidente iraniano, Hassan Rouhani, reiterou que a República Islâmica não tem nenhuma intenção de fabricar uma bomba nuclear e conclamou as potências mundiais a honrarem o acordo.

'Não se preocupem com o Irã. Sempre estivemos comprometidos com nossas obrigações', disse Rouhani em uma reunião de gabinete televisionada.

'Mesmo hoje, se quisermos, podemos enriquecer urânio a uma pureza de 90%. Mas não estamos em busca de uma bomba nuclear... se outros voltarem ao cumprimento pleno do acordo... interromperemos o enriquecimento a 60% e 20%'.

Teerã disse várias vezes que primeiramente todas as sanções de que é alvo precisam ser anuladas.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. negociacoes sobre acordo …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.