Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Negociadores britânicos e da UE fazem reunião 'construtiva' sobre acordo do Brexit

Placeholder - loading - Presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, durante entrevista no palácio presidencial do Chipre, em Nicosia 11/10/2019 REUTERS/Yiannis Kourtoglou
Presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, durante entrevista no palácio presidencial do Chipre, em Nicosia 11/10/2019 REUTERS/Yiannis Kourtoglou

Publicada em  

Por Gabriela Baczynska e Jonas Ekblom

BRUXELAS (Reuters) - Os principais negociadores do Reino Unido e da União Europeia fizeram uma reunião 'construtiva' em Bruxelas nesta sexta-feira, disseram os dois lados, e os esforços para fechar um acordo para a separação britânica do bloco agendada para o dia 31 de outubro se intensificaram.

O negociador da UE, Michel Barnier, e seu equivalente britânico, Stephen Barclay, se encontraram para um café da manhã em um momento de otimismo, já que na quinta-feira os primeiros-ministros do Reino Unido e da Irlanda disseram ter encontrado 'um caminho' para um possível acordo.

O Reino Unido deve sair do maior bloco comercial do mundo no final do mês e, apesar do frenesi de atividades, ainda não está claro em que termos o país o fará ou mesmo se o fará de fato.

'Sejam pacientes', disse Barnier aos repórteres ao sair da reunião, após a qual foi informar os 27 países remanescentes da UE. 'O Brexit é como escalar uma montanha. Precisamos de vigilância, determinação e paciência.'

O governo britânico também disse que o encontro foi construtivo.

Uma porta-voz da UE disse que se está trabalhando para um acordo, mas nenhum detalhe foi revelado de imediato.

Mais cedo nesta sexta-feira, na capital cipriota Nicosia, o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, disse ter recebido 'sinais promissores' do premiê irlandês, Leo Varadkar, de que um pacto ainda é possível.

Mas ele moderou o entusiasmo dizendo: 'É claro, não existe garantia de sucesso e o tempo praticamente acabou. Mas mesmo a menor das chances precisa ser usada'.

Nenhum dos lados quer ser visto como culpado caso o prazo para a ruptura britânica chegue sem um acordo firmado.

Tusk disse que já havia alertado o premiê britânico, Boris Johnson, que, a menos que uma solução viável venha de Londres até esta sexta-feira, anunciará que um pacto é praticamente impossível em uma cúpula de líderes do bloco nas próximas quinta e sexta-feiras.

Na quinta-feira, Varadkar disse a repórteres irlandeses após seu encontro com Johnson: 'Acho que é possível chegarmos a um acordo, acertar um tratado, permitir que o Reino Unido saia da UE de uma maneira ordeira e fazê-lo até o final de outubro'.

Em um comunicado conjunto, os dois líderes disseram que 'conseguem enxergar um caminho para um possível acordo', mas autoridades das duas partes silenciaram sobre se e quais concessões foram feitas para romper o impasse do Brexit a respeito da fronteira irlandesa.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. negociadores britanicos e da …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.