Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Nenhum acordo melhor é possível para o Brexit, dizem ministros da UE ao Reino Unido

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Nenhum acordo melhor é possível para o Brexit, dizem ministros da UE ao Reino Unido"

Publicada em  

Atualizada em  

BRUXELAS (Reuters) - A Alemanha e outros Estados membros da União Europeia disseram ao Reino Unido nesta segunda-feira que o esboço de seu acordo para o Brexit não pode ser renegociado.

A primeira-ministra britânica, Theresa May, está lutando para manter vivo o acordo da semana passada e conseguir que seus termos sejam aprovados no Parlamento, em meio a críticas de políticos pró-Brexit, de unionistas da Irlanda do Norte e daqueles que querem laços mais próximos com a União Europeia.

'Nenhum acordo melhor do que o que está sobre a mesa pode ser alcançado', disse o ministro alemão para a Europa, Michael Roth. O ministro da Economia, Peter Altmaier, também rejeitou qualquer perspectiva de voltar à mesa de negociações.

Mais de dois anos depois que os britânicos escolheram deixar a União Europeia em um referendo em 2016, os dois lados chegaram a um acordo preliminar de separação e estão trabalhando em um esboço de seu relacionamento futuro.

Embora o destino do acordo permaneça incerto do lado britânico, a União Europeia está se preparando para uma cúpula no próximo domingo com o objetivo de oficializar o texto.

O bloco também está avançando em seu planejamento de emergência caso os dois lados não consigam chegar a um acordo para o Brexit e o Reino Unido deixe a União Europeia no dia 29 de março de 2019 com muito pouco organizado para lidar com as disrupções econômicas e demais.

'Qualquer acordo é melhor do que nenhum acordo', disse o ministro de Relações Exteriores de Luxemburgo, Jean Asselborn, a repórteres ao chegar em Bruxelas para reunião sobre o Brexit com ministros da UE. 'Acho que é do interesse do Reino Unido e da União Europeia que esse acordo se torne realidade'.

Didier Reynders, da Bélgica, ecoou essa opinião e Stef Blok, da Noruega, pediu que uma visão 'ambiciosa' dos laços futuros entre o Reino Unido e a União Europeia seja adotada na declaração política que os lados estão trabalhando agora para acompanhar o acordo de separação.

'Espero que não precisemos reabrir as negociações', disse Ales Chmelar, da República Tcheca.

(Reportagem de Jan Strupczewski, Daphne Psaledakis, Gabriela Baczynska)

Escrito por Thomson Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. nenhum acordo melhor e …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.