Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Noruega suspende verbas do Fundo Amazônia depois de disputa com Brasil

Placeholder - loading - Ministro norueguês Ola Elvestuen  24/06/2019 REUTERS/Terje Solsvik
Ministro norueguês Ola Elvestuen 24/06/2019 REUTERS/Terje Solsvik

Publicada em  

OSLO (Reuters) - A Noruega suspendeu um repasse de verbas que apoiava medidas para conter o desmatamento no Brasil após o governo do presidente Jair Bolsonaro bloquear as operações do Fundo Amazônia que recebia o auxílio, informou o Ministério de Clima e Meio Ambiente da Noruega nesta quinta-feira.

A Noruega tem trabalhado de perto com o Brasil para proteger a Amazônia por mais de uma década, e chegou a repassar 1,2 bilhão de dólares para o Fundo Amazônia, no qual era de longe a maior doadora.

A ajuda recebida pelo Brasil dependia de resultados da contenção do desmatamento e o novo financiamento chegaria a 300 milhões de coroas norueguesas (33,27 milhões de dólares), mas a Noruega não continuará os pagamentos, como confirmou o ministério à Reuters.

A quantia era aproximada e um cálculo preliminar, informou a porta-voz do ministério.

Ola Elvestuen, o ministro do Meio Ambiente norueguês, disse ao jornal Dagens Naeringsliv que os recursos não serão repassados já que o Brasil rompeu o acordo com a Noruega e com a Alemanha relacionado à diretoria do Fundo Amazônia e seu comitê técnico.

No mês passado, a Noruega expressou um alerta sobre a aceleração do desmatamento da Amazônica e sua preocupação sobre o futuro do fundo de proteção florestal.

O Brasil abriga 60 por cento da Floresta Amazônica, a maior floresta tropical do mundo, que é considerada vital para combater o aquecimento global.

(Reportagem de Lefteris Karagiannopoulos)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. noruega suspende verbas do …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.