Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Nunes Marques diz que vai levar pedido de revisão de processo de Bolsonaro ao plenário do STF

Nunes Marques diz que vai levar pedido de revisão de processo de Bolsonaro ao plenário do STF

Reuters

07/10/2026

Placeholder - loading - Ex-presidente Jair Bolsonaro 18 de julho de 2025 REUTERS/Mateus Bonomi
Ex-presidente Jair Bolsonaro 18 de julho de 2025 REUTERS/Mateus Bonomi

BRASÍLIA, 7 Out (Reuters) - O ministro ​Kassio Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal, afirmou nesta quarta-feira que deve levar para apreciação do plenário do STF após o segundo turno da eleição presidencial um pedido de revisão criminal do processo que levou à condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado e outros crimes.

Nota de seu gabinete, divulgada nesta quarta-feira, afirma que o magistrado, que foi indicado ao STF por Jair ⁠Bolsonaro, ⁠já falou que não vai ​pedir para ‌pautar esse processo antes do segundo turno por 'considerar que isso pode interferir no processo eleitoral'.

'Isso deve ser avaliado somente após o segundo turno, que não significa imediatamente ⁠depois, é preciso aguardar o processo estar concluso. O caso ​ainda está pendente de parecer da PGR (Procuradoria-Geral da República), mas, ​quando estiver pronto para julgamento, o ‌ministro pretende levar ​ao ⁠plenário, que é o órgão competente', afirma a nota.

'E a data desse julgamento, se for a plenário presencial, depende do presidente do ​Supremo Tribunal Federal.'

A defesa do ex-presidente apresentou em maio passado um pedido de revisão criminal ao Supremo sob a alegação de que o processo que levou Bolsonaro a ser condenado ​a 27 anos e três meses foi um 'erro histórico'. Atualmente, o ex-presidente está em prisão domiciliar.

Uma fonte do Supremo com conhecimento do assunto afirmou que o presidente do STF, Edson Fachin, deve levar o processo de revisão da condenação de Bolsonaro a julgamento em plenário quando a instrução do caso for encerrada e ​encaminhada por Nunes Marques, relator do caso.

Esse caso ganhou impulso após ‌uma expressiva votação do senador ⁠Flávio Bolsonaro, candidato a presidente pelo PL e filho primogênito de Jair Bolsonaro, no primeiro turno da eleição presidencial. Flávio ⁠ficou à frente na etapa inicial ⁠da disputa contra o presidente ⁠e candidato à ⁠reeleição, ​Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

(Reportagem de Ricardo BritoEdição de Alexandre Caverni)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...