Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

OEA se reúne na 5ª-feira para 'considerar situação' no Peru após suposta tentativa de golpe

Placeholder - loading - Assembleia Geral da OEA em Lima  7/10/2022   REUTERS/Angela Ponce
Assembleia Geral da OEA em Lima 7/10/2022 REUTERS/Angela Ponce

Publicada em  

LIMA (Reuters) - O Conselho Permanente da Organização dos Estados Americanos (OEA) se reunirá na quinta-feira para 'considerar a situação' no Peru após pedido do presidente Pedro Castillo de aplicar a Carta Democrática por uma suposta tentativa de golpe de Estado, em meio a denúncias de corrupção contra ele.

A reunião da OEA, divulgada nesta quarta-feira no site da organização, foi convocada por seu secretário-geral, Luis Almagro, após pedido de Castillo enviado na semana passada, afirmando que com isso busca 'preservar as instituições democráticas e o exercício legítimo do poder'.

A avaliação da situação no Peru acontecerá no momento em que o procurador-geral peruano apresentou denúncia constitucional contra Castillo no Congresso em 12 de outubro, abrindo uma nova batalha legal que a oposição espera que possa levar à destituição do líder de esquerda.

O presidente peruano, que nega qualquer irregularidade, disse na semana passada em entrevista a jornalistas estrangeiros que a denúncia é uma tentativa de 'golpe de Estado' orquestrada pela Procuradoria-Geral e pelo Congresso dominado por partidos de direita.

Castillo enfrenta várias investigações da promotoria, entre elas por supostos crimes de tráfico de influência, obstrução da justiça e direção de organização criminosa.

(Reportagem de Marco Aquino)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. oea se reune na 5 feira para …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.