Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Operários da Copa do Mundo do Catar processam empresa dos EUA por exploração de mão de obra

Placeholder - loading - Trabalhadores caminham em local de construção de estádio em Doha, Catar 10/12/2019 REUTERS/Kai Pfaffenbach/Arquivo
Trabalhadores caminham em local de construção de estádio em Doha, Catar 10/12/2019 REUTERS/Kai Pfaffenbach/Arquivo

Publicada em  

Por Daniel Wiessner

(Reuters) - Dezenas de operários filipinos que ajudaram a construir os estádios que sediaram a Copa do Mundo de 2022 no Catar, da Fifa, entraram com um processo nesta quinta-feira, alegando que a empresa de construção norte-americana Jacobs Solutions os sujeitou a condições perigosas e desumanas.

Os quase 40 requerentes em uma ação entregue a um tribunal federal de Denver, no Colorado, disseram que Jacobs e várias subsidiárias que supervisionaram os projetos de construção forçaram os trabalhadores a viverem em alojamentos apertados e sujos e a trabalhar até 72 horas seguidas sob calor escaldante, sem água ou comida.

Eles também alegam que não receberam todos os seus salários e que tiveram passaportes confiscados, o que os impediu de encontrar novos empregos ou voltar para às Filipinas.

A empresa Jacobs, sediada em Dallas, no Texas, não respondeu imediatamente a pedido de comentário.

O Catar recebeu intensas críticas de grupos de direitos humanos pelo seu tratamento aos trabalhadores imigrantes que, junto com outros estrangeiros, compõem a maior parte da população do país. O escrutínio se intensificou nos anos anteriores à Copa do Mundo de 2022, quando centenas de trabalhadores morreram, segundo relatos, e milhares ficaram feridos durante os projetos de construção.

O governo do Catar tem dito que muito menos trabalhadores morreram ou ficaram feridos, e em 2020 aumentou o salário mínimo do país e o aplicou aos trabalhadores estrangeiros pela primeira vez.

(Reportagem de Daniel Wiessner em Albany, Nova York)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. operarios da copa do mundo do …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.