Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Otan promete mais ajuda militar e econômica para Ucrânia

Otan promete mais ajuda militar e econômica para Ucrânia

Reuters

10/01/2024

Placeholder - loading - Secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg 11/02/2020 REUTERS/Francois Lenoir
Secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg 11/02/2020 REUTERS/Francois Lenoir

BRUXELAS (Reuters) - Os aliados da Otan em uma reunião com a Ucrânia deixaram claro que continuarão a fornecer ao país uma grande ajuda militar, econômica e humanitária diante da invasão russa de quase dois anos, informou a Otan nesta quarta-feira.

Em um comunicado após a videoconferência, a Otan acrescentou que os Estados-membros delinearam planos para fornecer 'bilhões de euros de novas capacidades' em 2024 para a Ucrânia.

'A Otan condena veementemente os ataques de mísseis e drones russos contra civis ucranianos, inclusive com armas da Coreia do Norte e do Irã', disse o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg.

'À medida que Moscou intensifica seus ataques contra cidades e civis ucranianos, os aliados da Otan estão reforçando as defesas aéreas da Ucrânia.'

A Ucrânia foi representada na reunião online pelo tenente-general Mykola Oleshchuk, comandante da Força Aérea ucraniana, e pelo vice-ministro do Interior, Oleksii Serhieiev.

A Rússia intensificou os ataques durante o período de Ano Novo e bombardeou as duas maiores cidades da Ucrânia, Kiev e Kharkiv, no início deste mês em uma nova onda de ataques aéreos pesados.

A reunião da Otan nesta quarta-feira foi realizada a pedido da Ucrânia.

(Reportagem de Andrew Gray, Bart Meijer)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.