Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Papa Leão diz que votou nas eleições dos EUA porque tem 'orgulho de ser norte-americano”

Papa Leão diz que votou nas eleições dos EUA porque tem 'orgulho de ser norte-americano”

Reuters

06/11/2026

Placeholder - loading - O Papa Leão chega ao Aeroporto Internacional de Carrasco na primeira visita papal ao Uruguai desde 1988, como parte de sua viagem de 12 dias à América do Sul, em Ciudad de la Costa, Uruguai, em 6 de n
O Papa Leão chega ao Aeroporto Internacional de Carrasco na primeira visita papal ao Uruguai desde 1988, como parte de sua viagem de 12 dias à América do Sul, em Ciudad de la Costa, Uruguai, em 6 de n

Por Joshua McElwee

A BORDO DO ​AVIÃO PAPAL, 6 Nov (Reuters) - O papa Leão afirmou nesta sexta-feira que decidiu votar por correspondência nas eleições de meio de mandato dos Estados Unidos -- uma iniciativa histórica para um líder da Igreja Católica -- porque se orgulha de ser cidadão norte-americano e queria cumprir seu dever cívico.

“Tenho orgulho de ser norte-americano e de exercer esse direito”, disse Leão, o primeiro ⁠papa ⁠nascido nos Estados Unidos, a ​um ‌jornalista a bordo de seu voo durante voo de Roma para o Uruguai, onde dará início a uma viagem de 12 dias pela América do Sul.

Leão, ⁠nascido em Chicago como Robert Prevost, é provavelmente o ​primeiro papa a votar em uma eleição secular enquanto ​ocupa o pontificado. Líderes católicos ‌anteriores, incluindo o ​papa Francisco, ⁠predecessor de Leão que era originário da Argentina, haviam se abstido de votar.

Autoridades locais do condado de Will, ao sul ​de Chicago, confirmaram na semana passada que Leão solicitou uma cédula eleitoral por correspondência para as eleições de meio de mandato. O Vaticano afirmou, em 30 de ​outubro, que o papa acreditava “no direito e no dever dos cidadãos de participar dos processos democráticos”.

Questionado por um jornalista sobre sua opinião a respeito dos resultados das eleições no Texas, onde os democratas conquistaram o cargo de governador e uma cadeira no Senado dos EUA como parte de uma ​onda democrata espalhada pelos EUA, Leão disse que não tinha comentários ‌a fazer.

O papa, líder ⁠da Igreja que conta com 1,4 bilhão de fiéis em todo o mundo, costuma evitar declarações abertamente políticas. ⁠Leão, no entanto, despertou no passado a ⁠ira do presidente dos ⁠EUA, Donald Trump, ⁠ao ​criticar duramente a guerra contra o Irã.

(Reportagem de Joshua McElwee)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...