Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Papa Leão fecha grupo de arrecadação de fundos ao Vaticano, revertendo decisão de Francisco

Papa Leão fecha grupo de arrecadação de fundos ao Vaticano, revertendo decisão de Francisco

Reuters

04/12/2025

Placeholder - loading - Papa Leão  27/09/2025 REUTERS/Francesco Fotia
Papa Leão 27/09/2025 REUTERS/Francesco Fotia

Por Joshua McElwee

CIDADE DO VATICANO, 4 Dez (Reuters) - O papa Leão dissolveu uma comissão católica de alto nível criada para incentivar doações ao Vaticano, informou o Vaticano nesta quinta-feira, revertendo uma das decisões finais de seu antecessor Francisco.

A 'Comissão de Doações para a Santa Sé' foi instituída por Francisco em fevereiro, quando o falecido papa estava sendo tratado no hospital devido à sua última doença, para ajudar a conter um déficit cada vez maior nas finanças do Vaticano.

O grupo, destinado a incentivar doações de católicos leigos, conferências episcopais e outros benfeitores, era composto por cinco funcionários italianos da Igreja, o que levou alguns membros da Igreja a questionar se eles tinham o conhecimento necessário para arrecadar fundos.

Leão dissolveu o grupo em um decreto datado de 29 de setembro, mas divulgado nesta quinta-feira. Ele não deu motivos para sua decisão.

O papa determinou que todos os fundos já coletados pela comissão fossem entregues ao escritório de contabilidade geral do Vaticano e disse que um novo grupo de trabalho seria criado para considerar uma futura comissão de captação de recursos.

O Vaticano divulgou seu primeiro superávit orçamentário no mês passado, após anos de déficits que há muito tempo frustravam os líderes da Igreja.

Francisco, que faleceu em abril, lutou por muito tempo para manter o orçamento do Vaticano sob controle.

Ele estava lutando contra a firme resistência de seus próprios cardeais em seus últimos meses enquanto tentava sanar o déficit financeiro do Vaticano, e reduziu os salários dos cardeais três vezes entre 2021 e 2024.

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.