Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Partido Trabalhista britânico reivindica vitória 'sísmica' em eleição na Escócia

Placeholder - loading - Líder trabalhista Keir Starmer em Londres  27/2/2023   REUTERS/Toby Melville
Líder trabalhista Keir Starmer em Londres 27/2/2023 REUTERS/Toby Melville

Publicada em  

Por Alistair Smout

LONDRES (Reuters) - O Partido Trabalhista, principal partido de oposição do Reino Unido, obteve uma vitória maior do que a esperada em uma eleição para um assento parlamentar na Escócia nesta sexta-feira, elevando as expectativas de que possa desbancar os nacionalistas escoceses e vencer uma disputa mais ampla em todo o país, prevista para o próximo ano.

O Partido Trabalhista está à frente do Partido Conservador, do primeiro-ministro Rishi Sunak, nas pesquisas de opinião no Reino Unido, mas provavelmente precisará recuperar grande parte do terreno perdido para o Partido Nacional Escocês (SNP) na Escócia na última década se quiser voltar ao governo em Westminster após 13 anos de ausência.

'Esse é um resultado sísmico. As pessoas em Rutherglen e Hamilton West enviaram uma mensagem clara: é hora de mudar. E está claro que elas acreditam que este Partido Trabalhista, que mudou, pode realizá-la', disse o líder trabalhista Keir Starmer em um comunicado.

A eleição suplementar para uma área nos arredores de Glasgow foi convocada depois que a legisladora Margaret Ferrier foi destituída de sua cadeira no Parlamento de Londres por violar as regras contra a Covid-19.

O candidato trabalhista Michael Shanks recebeu 17.845 votos, derrotando a segunda colocada, Katy Loudon, do SNP, que obteve 8.399 votos, e marcando uma mudança de 20% para os trabalhistas em relação ao SNP.

John Curtice, o mais proeminente pesquisador de opinião pública do Reino Unido, disse que esse foi um 'resultado notável' para os trabalhistas, que chega às vésperas de sua conferência anual na próxima semana.

'Oscilações em eleições parciais nessa escala são o tipo de oscilação que, pelo menos historicamente, as oposições têm garantido quando estão a caminho de vencer a próxima eleição geral', disse ele à BBC Radio.

'Se Keir Starmer começar a ganhar cadeiras na Escócia, suas chances de obter uma maioria geral e evitar uma paralisação do Parlamento aumentarão significativamente.'

O líder do SNP, Humza Yousaf, disse que foi uma 'noite decepcionante', acrescentando que as 'circunstâncias dessa eleição parcial sempre foram muito difíceis para nós', em referência à conduta de Ferrier.

Os trabalhistas esperam que o resultado marque o início de uma recuperação política na Escócia.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. partido trabalhista britanico …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.