Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Pence e Pompeo dizem não ser autores de artigo de 'resistência' publicado no New York Times

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Pence e Pompeo dizem não ser autores de artigo de 'resistência' publicado no New York Times"

Publicada em  

WASHINGTON (Reuters) - O vice-presidente dos EUA, Mike Pence, e o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, disseram nesta quinta-feira que não escreveram um artigo anônimo publicado no New York Times segundo o qual muitas autoridades de alto escalão são parte de uma 'resistência silenciosa' dentro do governo do presidente Donald Trump.

O artigo de opinião veiculado na quarta-feira levou o presidente republicano a atacar o autor anônimo e o jornal, e deu mais combustível às acusações de críticos que julgam Trump instável e inapto para ocupar a Presidência dos Estados Unidos.

Muitas autoridades de alto escalão do governo vêm trabalhando internamente para frustrar partes de sua agenda de forma a proteger o país de seus piores impulsos, escreveu o funcionário anônimo de Trump no NYT.

O artigo sacudiu Washington e levou a especulações sobre se o autor trabalha na Casa Branca ou em uma agência governamental, e se outras autoridades podem se pronunciar, renunciar ou serem demitidas.

O secretário de Estado Pompeo, que antes serviu como diretor da CIA na gestão Trump, disse não ser o autor, e criticou o NYT por publicar o texto.

'Não é meu', disse Pompeo a repórteres durante uma viagem a Nova Délhi, na Índia. 'Se for verdadeiro... eles não deveriam ter escolhido aceitar a palavra de um elemento ressentido, traiçoeiro e ruim para nada e a colocado em seu jornal'.

O porta-voz do gabinete do vice-presidente Mike Pence também criticou o jornal, e disse que Pence não escreve colunas anônimas.

'O vice-presidente coloca seu nome em seus artigos de opinião. O @nytimes deveria estar envergonhado, e também a pessoa que escreveu este artigo de opinião falso, ilógico e covarde. Nosso escritório está acima de atos tão amadores', disse o porta-voz Jarrod Agen no Twitter.

Na quarta-feira Trump classificou o autor anônimo de 'covarde' e mencionou a possibilidade de uma traição, exortando o NYT a identificar a pessoa ao governo por motivos de segurança nacional.

'O Estado profundo e a esquerda, e seu veículo, a mídia de notícias falsas, estão enlouquecendo -- e não sabem o que fazer', tuitou Trump na manhã desta quinta-feira. 'Estou drenando o pântano, e o pântano está tentando reagir. Não se preocupem, venceremos!', havia escrito ele mais cedo.

Em seu artigo no NYT, o autor anônimo escreveu: 'Dada a instabilidade que muitos testemunharam, já houve quem sussurrasse dentro do gabinete a respeito da invocação da 25ª Emenda', mas que este a descartou para evitar uma crise constitucional.

A 25ª Emenda da Constituição dos EUA trata sobre como responder a incapacidades do presidente.

O comentário deve ressuscitar as conversas de alguns democratas sobre a possibilidade de pedir um impeachment do presidente caso a oposição assuma o controle da Câmara dos Deputados nas eleições de novembro.

(Por Phil Stewart e Susan Heavey)

Escrito por Thomson Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. pence e pompeo dizem nao ser …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.