Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Pesquisas na véspera da eleição mostram indefinição sobre 2º turno, com chance de vitória de Lula no domingo

Placeholder - loading - 01/10/2022 REUTERS/Carla Carniel
01/10/2022 REUTERS/Carla Carniel

Publicada em  

Por Pedro Fonseca

RIO DE JANEIRO (Reuters) - Seis pesquisas de intenção de voto divulgadas neste sábado, na véspera da eleição, mostraram o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com alguma chance de vencer a disputa já no primeiro turno, no domingo, mas com cenário incerto que só terá uma definição no final da votação.

Dois dos principais institutos de pesquisa do país, o Ipec mostrou Lula com 51% dos votos válidos --que excluem os brancos e nulos, e também os indecisos da pesquisa-- e o Datafolha colocou o petista com 50%. Para vencer na primeira rodada de votação, um candidato precisa ter mais da metade dos votos válidos. Em ambas as pesquisas a margem de erro é de 2 pontos percentuais. [L1N3120N9]

Os dois levantamentos colocam o presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro em segundo lugar, com 37% no Ipec e 36% no Datafolha.

O mesmo cenário de indefinição sobre a realização de um segundo turno foi registrado pelo levantamento AtlasIntel, que mostrou Lula com 50,3% dos votos válidos contra 41,1% de Bolsonaro. A margem de erro é de 1 ponto percentual.

Levantamento Genial/Quaest registrou 49% dos votos válidos para Lula, contra 38% para Bolsonaro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.

Pesquisa Ipespe/Abrapel colocou Lula com 49% dos votos válidos contra 35% de Bolsonaro. Com a margem de erro de 3 pontos percentuais, Lula teria de 46% a 52%.

Já pesquisa CNT/MDA que mostrou Lula com 48,3% dos votos válidos, contra 39,7% de Bolsonaro. Como a margem de erro do levantamento é de 2,2 pontos percentuais, Lula teria de 46,1% a 50,5% dos votos válidos.

Caso a disputa avance para um segundo turno, a ser realizado em 30 de outubro, todas as pesquisas apontam vantagem de Lula sobre Bolsonaro.

No Datafolha, o petista lidera com 54% dos votos contra 38% do atual presidente, enquanto o Ipec mostrou Lula com 52% contra 37% de Bolsonaro.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. pesquisas na vespera da …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.