Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Petrobras reduz preço do gás em 8,1% a partir de maio; Abegás diz ser positivo

Petrobras reduz preço do gás em 8,1% a partir de maio; Abegás diz ser positivo

Reuters

17/04/2023

Placeholder - loading - Sede da Petrobras, no Rio de Janeiro 16/10/2019 REUTERS/Sergio Moraes
Sede da Petrobras, no Rio de Janeiro 16/10/2019 REUTERS/Sergio Moraes

SÃO PAULO (Reuters) - A Petrobras anunciou nesta segunda-feira uma redução média de 8,1% do preço do gás natural vendido a distribuidoras a partir de 1º de maio.

O ajuste faz parte da atualização trimestral prevista nos contratos com as distribuidoras e reflete variações no preço do combustível, vinculado às oscilações do petróleo Brent e da taxa de câmbio, e do transporte por dutos.

Segundo a Petrobras, no trimestre de referência, o petróleo teve queda de cerca de 8,7% e o câmbio teve apreciação de aproximadamente 1,1%.

A parcela do preço relacionada ao transporte do gás é atualizada anualmente no mês de maio, vinculada à variação do IGP-M, e sofrerá atualização de aproximadamente 0,2% a partir de maio de 2023.

Com essa atualização, o preço do gás natural vendido pela Petrobras para as distribuidoras acumulará redução de aproximadamente 19% no ano, disse a estatal.

'A redução no preço da molécula que será aplicada em maio contribui para uma maior competitividade do gás natural e colabora para um estímulo à economia brasileira', disse em nota a Associação Brasileira de Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás).

Segundo a associação, as distribuidoras de gás canalizado, que possuem contratos com a Petrobras, providenciarão o repasse aos consumidores.

'Lembramos que as distribuidoras não se beneficiam com a redução ou eventual aumento do preço da molécula, que são sempre repassados integralmente aos consumidores', afirmou.

A Abegás ponderou, no entanto, que algumas distribuidoras também possuem contratos de suprimento em menor escala com outros supridores, que não refletem as mesmas condições comerciais dos contratos firmados com a Petrobras, e não sofrem alterações em virtude da redução do preço dos contratos com a Petrobras.

(Por Letícia Fucuchima; reportagem adicional de Marta Nogueira)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...