Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Petrobras registra tombo na produção em setembro e vê queda de 8,7% no 3º tri

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Petrobras registra tombo na produção em setembro e vê queda de 8,7% no 3º tri"

Publicada em  

Atualizada em  

Por Roberto Samora

SÃO PAULO (Reuters) - A produção de petróleo da Petrobras no Brasil somou 1,88 milhão de barris por dia em setembro, em média, redução de 13 por cento ante o mesmo período do ano passado, o que colaborou para uma queda no terceiro trimestre de 8,7 por cento na extração total, incluindo gás e operações no exterior.

A Petrobras informou ainda nesta sexta-feira que a produção de petróleo no Brasil em setembro caiu 2 por cento sobre agosto, devido principalmente a paradas para manutenção das plataformas P-57, no campo de Jubarte, e P-52, no campo de Roncador, ambas localizadas na Bacia de Campos.

Nos meses anteriores, a estatal também vinha registrando quedas na extração de petróleo. Em agosto, por exemplo, verificou um tombo devido a paradas para manutenção em plataformas no campo de Lula, o maior do país, no pré-sal da Bacia de Santos. Houve ainda paradas para manutenção em outras unidades da Bacia de Campos.

A companhia não explicou o motivo do recuo acentuado em relação a 2017, quando a extração da petroleira teve um forte crescimento, com o amadurecimento de investimentos no pré-sal. Mas no primeiro semestre, disse anteriormente a empresa, pesaram na extração desinvestimentos realizados nos campos de Lapa e Roncador, além do declínio natural de produção em alguns campos.

Com o volume produzido no acumulado do ano até setembro, a produção média de petróleo da Petrobras no Brasil, que responde pela maior parte do bombeamento da estatal, ficou em 2 milhões de barris/dia, abaixo da meta para o ano, de 2,1 milhões de barris/dia.

Contudo, a empresa disse em nota que mantém o seu compromisso com a meta, tendo em vista o 'ramp-up' de produção das plataformas que já iniciaram operação este ano (P-74, no campo de Búzios, FPSO Cidade de Campos, no campo de Tartaruga Verde e P-69, no campo de Lula), além do início da produção de novos sistemas previstos até o final de 2018.

Tais sistemas que estão entrando neste ano devem resultar em um salto da produção de até 10 por cento em 2019, disse a Petrobras anteriormente à Reuters.

TRIMESTRE

Segundo a Petrobras, a produção total --de petróleo e gás, no Brasil e no exterior-- atingiu 2,47 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boed) em setembro, estável ante o mês anterior, uma vez que a extração de gás cresceu com a normalização da produção da plataforma de Mexilhão, compensando as paradas nas plataformas de Campos.

Entretanto, na comparação com setembro de 2017, a queda foi de mais de 11 por cento.

A produção total da Petrobras no acumulado do ano até setembro somou 2,6 milhões de barris por dia de óleo equivalente, também abaixo da meta de 2,7 milhões de boed.

Com isso, a produção total (óleo e gás) da estatal no Brasil e no exterior, no terceiro trimestre, foi de 2,51 milhões de boed, redução de 8,7 por cento ante o mesmo período de 2017.

(Por Roberto Samora)

Escrito por Thomson Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. petrobras registra tombo na …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.