Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

PLAYLIST ANTENA 1: AS 10 MELHORES MÚSICAS DE STEVIE WONDER

Relembre os hits lendário do cantor, considerado gênio do estilo musical R&B

Placeholder - loading - Stevie Wonder para o documentário Dear... - Divulgação
Stevie Wonder para o documentário Dear... - Divulgação

Publicada em  

Stvland Hardaway Moriss, muito conhecido pelo seu nome artístico Stevie Wonder, nascido na cidade de Saginaw (Michigan) no dia 13 de maio de 1950, é cantor, compositor e ativista de causas humanitárias e sociais norte-americanas. Com mais de 60 anos de carreira, Stevie coleciona uma imensidade de prêmios e conquistas importantes na indústria musical.

Tendo seu primeiro contrato assinado com apenas 11 anos de idade, com a Tamla Records, selo da Motown Records - qual continua até os dias de hoje-, Wonder chegou a gravar dezenas de sucessos que alcançaram o topo das principais paradas musicais ao redor do mundo. Além disso, não podemos deixar de falar sobre o fato de que ele, ao longo de toda sua carreira - que se iniciou em 1961-, acumula ao todo 25 estatuetas da renomada premiação Grammy Awards. Esse feito foi considerado até o ano de 2010 o maior número já ganho por um artista masculino da história da música.

Stevie Wonder
Toque para aumentar

LEIA TAMBÉM: ARTISTA DA SEMANA: STEVIE WONDER É O DESTAQUE DA PROGRAMAÇÃO

Pensando nisso, a Antena 1 dedicou o quadro “Playlist Antena 1” de hoje para o lendário e memorável Stevie Wonder, com uma seleção das melhores faixas do músico para você reviver algumas de suas obras mais emocionantes ao longo de sua carreira.

1- My Cherie Amour

A música foi lançada em 1969 e conquistou o público com a sua melodia contagiante, com isso, Stevie conseguiu alcançar o número 4 na parada pop da Billboard em agosto, considerado também o terceiro hit Top Ten de Wonder. O sucesso foi tão grande, que o cantor lançou versões em espanhol e italiano, intituladas como “Mi Querido Amor” e “My Cherie Amor”.

2- Isn’t She Lovely

A faixa “Isn’t She Lovely” está entre as músicas mais belas de Wonder, a música faz parte do seu álbum “Songs In The Key of Life” de 1976. A letra é dedicada a sua filha querida, Aisha Morris, para celebrar o seu nascimento, um momento muito emocionante.

Stevie Wonder e filha
Toque para aumentar

A música começa com o primeiro choro de um bebê registrado durante um parto, além compartilhar a cena do cantor dando banho em Aisha, misturada com o solo de gaita cromática estendida de Wonder. Todos os instrumentos ouvidos na música são tocados por Wonder, exceto algumas partes de teclado tocadas por Greg Phillinganes

3- You Are The Sunshine Of My Life

“You Are The Sunshine Of My Life” foi lançado em 1973, e se tornou o terceiro single número um de Wonder na parada Billboard Hot 100. Com a faixa, Wonder ganhou um Grammy de Melhor Performance Vocal Pop Masculina, e ainda foi indicado para mais duas categorias, Gravação do Ano e Canção do Ano. Esta canção foi o segundo single (depois de " Superstition ") lançado do álbum de 1972 intitulado Talking Book , que ficou em primeiro lugar na parada de álbuns de R&B por três semanas.



4- I Just Called To Say I Love You

“I Just Called To Say I Love You” foi mais um hit de sucesso de Wonder, lançado em 1984. A fama da faixa icônica ainda permanece, considerada como uma canção de maior sucesso comercial, tendo liderado mais de 19 paradas musicais pelo mundo todo. A canção foi o single principal da trilha sonora do filme The Woman in Red, além de render a Wonder um Globo de Ouro e o Oscar de Melhor Canção Original, e foi indicada ao Grammy Award nas categorias: Melhor Performance Vocal Pop Masculina, Canção do Ano e Melhor Performance Pop Instrumental.



5- Ebony and Ivory ft. Paul McCartney

"Ebony and Ivory" é um single de Paul McCartney e Stevie Wonder, lançado em março de 1982. A canção é sobre o ébano (preto) e marfim (branco) das teclas de piano, mas também tem a ver com a integração e harmonia racial, de maneira mais profunda.

O título foi inspirado por McCartney ao ouvir Spike Milligan dizer "notas pretas, notas brancas, e você precisa tocar as duas pra fazer harmonia, gente!". A faixa está no álbum Tug of War, distribuído no mesmo ano. Com grande sucesso, chegou ao número um nas paradas do Reino Unido.



6- “Overjoyed”

O single de sucesso do cantor fez parte do álbum de estúdio intitulado “In Square Circule”, lançado no ano de 1985, que obteve um grande destaque nas paradas musicais norte-americanas. Entre elas, “Overjoyed” alcançou a posição 24 na Billboard Hot 100 logo no ano seguinte, e permaneceu no Top 40 num período de 6 semanas consecutivas.

Uma canção lendária como essa, anos depois, chegou a ser regravada por dezenas de artistas tão relevantes e talentosos como Stevie, como Diana Ross e Celine Dion.

7- “For Once In My Life” (1968)

O single originalmente foi escrito pelo compositor norte-americano Ron Miller e Orlando Murden, e gravado no ano de 1965. As gravações iniciais se alastraram pela indústria musical, chamando atenção e interessando a muitos outros artistas, como Diana Ross e Tony Bennett, cujo sua versão foi a primeira a chegar às paradas musicais.

No entanto, a versão de Stevie, gravada em 1967, foi tão bem sucedida quanto as anteriores. O arranjo utilizado, lançado pelo selo Tamla da Motown, simplesmente hitou e alcançou o pódio das principais paradas norte-americanas e britânicas.



8- “Ribbon In The Sky”

Outra canção que se destacou na carreira de Stevie Wonder alcançou uma variedade de paradas musicais ao redor do globo, como Adult Contemporary, na posição 21, R&B EUA, na décima colocação, pouco tempo depois que foi lançada, em 1982. E não para por aí! Logo no ano seguinte Stevie foi indicado à estatueta Melhor Performance Vocal R&B Masculina na 25ª edição do Grammy Awards.

Além disso, provando que o hit não caiu no esquecimento do público e das críticas renomadas, no ano de 2009, a revista norte-americana colocou o single na sua lista dos "25 Melhores Slow Jams de Todos os Tempos".

9- “Fingertips”

A obra foi escrita e composta por Stevie em colaboração com seus mentores, Clarence Paul e Henry Cosby, que foi gravada originalmente em estilo instrumental de jazz para compor o álbum de estreia do cantor, intitulado “The Jazz Soul Of Little Stevie”. A versão que mais fez sucesso foi a ao vivo, lançada em maio de 1963, chegou a alcançar o topo das paradas da Billboard Pop Singles e R&B Singles. Ambas as versões de estúdio e ao vivo contaram com a bateria de Marvin Gaye, que chegou a tocar para Wonder.

10- “From The Bottom Of My Heart”

O single lançado em 2006, para compor o álbum “A Time 2 Love” alcançou em questão de dias posições renomadas nas paradas norte-americanas, com 25ª colocação na US Adult Contemporary e 52ª na Hot R&B/Hip-Hop Songs. Além disso, também chegou a ganhar a estatueta de Melhor Performance Vocal Pop Masculina na premiação Grammy Awards no ano de 2006.

Veja também:

ENTENDA A EVOLUÇÃO DOS VIDEOCLIPES ATÉ SE TORNAREM O QUE SÃO HOJE

AS 10+ ANTENA 1 DE 5 DE MARÇO

Escrito por Heloisa Marques Barbosa e Luisa Cardoso

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. playlist antena 1 as 10 …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.