Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Entenda a evolução dos videoclipes até se tornarem o que são hoje

Os videoclipes são essenciais tanto para a imagem dos artistas quanto como meio de divulgação da música

Placeholder - loading - Claquete e câmera de filmagem. - iStock
Claquete e câmera de filmagem. - iStock

Publicada em  

A origem dos primeiros videoclipes na história da música é um mistério, pois ainda não há um consenso. Para alguns, os clipes teriam surgido junto aos musicais do cinema, já outros acreditam que a televisão proporcionou essa criação.

Imagem de conteúdo da notícia "Entenda a evolução dos videoclipes até se tornarem o que são hoje" #1
Toque para aumentar

Primeiro, precisamos entender o que caracteriza um videoclipe, pois é comum associarmos os clipes aos vídeos feitos para promover uma canção específica, com muitas características visuais, uma dedicação a parte até para coreografias e tentar transparecer ao máximo a intenção da letra.

Essa produção audiovisual evoluiu muito ao longo dos anos que hoje essa definição não é mais tão óbvia assim. Por isso, vamos falar sobre o desenvolvimento e aperfeiçoamento dos vídeos musicais.

O primeiro videoclipe da história

A história dos videoclipes é muito longa e por isso a tarefa de definir qual foi o primeiro não é fácil. Isso porque muitas pessoas consideram que cenas de musicais do cinema podem ser consideradas o que conhecemos hoje como videoclipe.

O clássico filme Cantando Na Chuva de 1952, possui a inesquecível cena em que Gene Kelly canta Singing In The Rain enquanto pula entre poças de chuva. Mas o que muitos não sabem, é que a cena icônica não foi composta originalmente para o filme, tendo aparecido pela primeira vez no cinema em 1929. Foi eternizado a canção na mente do público.



Beatles e Queen

Agora falando de música, não podemos deixar de ser uma das bandas mais influentes de todos os tempos, os Beatles também foram os pioneiros na história dos videoclipes. A banda ficava cada vez mais famosa e já estavam cansados de lidar com as plateias eufóricas que lotavam os estúdios TV. Por isso, o grupo decidiu enviar as gravações para os programas, substituindo as apresentações ao vivo.



Strawberry Fields Forever

Porém, é o vídeo de Strawberry Fields Forever, um dos maiores sucessos da banda, pode ser considerado como um dos primeiros videoclipes no formato como conhecemos.

Dirigido por Peter Golmann, o vídeo foi lançado em 1967, o clipe teve o poder de ser o primeiro a mostrar uma nova imagem dos Beatles, com sua narrativa psicodélica e muito mais colorida e com personalidade. Considerado pelo MoMa de Nova York como um dos videoclipes mais influentes na década de 60.



Bohemian Rhapsody

A banda Queen também é pioneira quando o assunto é videoclipe, principalmente da música Bohemian Rhapsody, lançado em 1975, mostra uma apresentação do grupo como se eles estivessem tocando ao vivo, também na mesma proposta dos Beatles de ser produzido na televisão.



Origem da MTV

Mesmo tendo algumas ideias de quais foram os primeiros videoclipes a surgirem, a ideia que conhecemos hoje, de relacionar música com imagem, veio através da criação da MTV, em 1981.

Um canal de televisão exclusivamente voltado para a música, a emissora foi responsável por bombar produções musicais do gênero, fazendo com que os anos 80 ficassem conhecidos como a década do videoclipe.

Imagem de conteúdo da notícia "Entenda a evolução dos videoclipes até se tornarem o que são hoje" #2
Toque para aumentar

Videoclipes históricos

Para estrear com chave de ouro, o primeiro videoclipe exibido no canal foi Video Killed The Radio Star, da banda The Buggles, que apesar do título ousado, com a tradução “O vídeo matou o astro de rádio”, não teve características marcantes do nome.



Outro artista que fez história nos videoclipes, foi o rei do pop Michael Jackson em 1982, após o lançamento do álbum Thriller. Depois de um ano, o cantor lançou o videoclipe da canção Thriller, considerado como a primeira superprodução do gênero.

Com 14 minutos de duração, o vídeo mostra uma história sobre um ataque zumbi e teve uma produção de peso, contando com direção de John Landis, e uma narração especial de Vincent Price.



Voltando novamente para 1982, destacamos mais um videoclipe revolucionário, a canção Rio da banda inglesa Duran Duran. O videoclipe carrega fortes características da época dos anos 80, como um cenário paradisíaco, cavalos, modelos e tecidos esvoaçantes.



Nos dias de hoje, os videoclipes são essenciais tanto para a imagem dos artistas quanto como meio de divulgação da música. As produções se tornaram cada vez mais elaboradas e o mercado ficou conhecido também por abrir as portas para muitos cineastas.

A tecnologia teve grandes avanços ao longo dos anos, principalmente a partir da popularização da internet, os artistas foram deixando a lógica televisiva de lado e passaram a apostar em estilos de vídeos adequados para serem consumidos nas telas dos computadores e smartphones.

Com isso surgiram videoclipes renovadores, com tecnologia 3D ou em versões 360°, e até mesmo vídeos interativos.

Um exemplo é o clipe de Stonemilker, da Björk. Gravado na Islândia com tecnologia 360 °, é possível explorar o cenário do vídeo pelo YouTube com o cursor do mouse e assisti-lo pelo ângulo que desejar.

Como se não bastasse, a obra ainda ganhou um aplicativo de realidade virtual para iOS. Confira:



Veja também: AS 10+ ANTENA 1 DE 5 DE MARÇO

SAIBA AS DICAS MUSICAIS DESSA SEMANA NA ANTENA1 (28/02 - 04/03)

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. entenda a evolucao dos …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.