Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Pompeo diz que missão dos EUA é evitar guerra com Irã, mas tem medidas de dissuasão

Placeholder - loading - Secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo. 7/8/2019. REUTERS/Yuri Gripas
Secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo. 7/8/2019. REUTERS/Yuri Gripas

Publicada em  

Por Humeyra Pamuk

(Reuters) - Os Estados Unidos querem evitar uma guerra com o Irã e as tropas adicionais que foram mobilizadas na região do Golfo Pérsico são para 'dissuasão e defesa', disse neste domingo o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo.

Em entrevista ao programa Fox News Sunday, Pompeo acrescentou estar confiante de que o presidente Donald Trump agirá, caso tais medidas de dissuasão fracassem, e que isso está bem compreendido pela liderança iraniana.

'Nossa missão estabelecida é evitar a guerra', disse Pompeo. 'Vocês viram o que o secretário Esper anunciou na sexta-feira, estamos colocando forças adicionais na região com o propósito de dissuasão e defesa', disse ele.

Pompeo disse que Washinton está tomando medidas para dissuadir Teerã, mas acrescentou que Trump agirá se Teerã não modificar seu comportamento.

'Se a dissuasão continuar a falhar, também estou confiante de que o presidente Trump vai continuar a tomar as atitudes que são necessárias', disse ele.

As tensões entre Washington e Teerã escalaram após um ataque no último fim de semana contra instalações petrolíferas sauditas, que de início reduziu pela metade a produção de petróleo do reino, maior exportador mundial. Os Estados Unidos e a Arábia Saudita responsabilizaram Teerã pelo episódio.

Os EUA têm intensificado as sanções contra o Irã, penalizando o Banco Central do país, enquanto o Pentágono disse estar enviando tropas para robustecer as defesas aéreas e antimísseis nas instalações petrolíferas sauditas.

O Irã nega envolvimento no ataque. O movimento Houthi, do Iêmen, grupo aliado aos iranianos que lutam contra uma coalizão liderada pelos sauditas na guerra civil iemenita, assumiu a responsabilidade pelo ataque.

O secretário do Tesouro dos EUA, Steven Mnuchin, disse à CNN que o ataque contra as instalações sauditas foram um ataque contra o sistema econômico mundial. Para ele, qualquer país que esteja atrelado ao dólar deve acatar as sanções contra o Irã.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. pompeo diz que missao dos eua …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.